Prefeitura intensifica limpeza nos cemitérios da cidade e alerta a população sobre o uso de velas

Por Prefeitura de Manaus

04/10/2015 14h16

Icone audio

limpcemiterios (2)

 

A Prefeitura de Manaus intensificou a limpeza nos cemitérios da cidade em preparação ao Dia dos Finados, no próximo dia 2 de novembro. A expectativa da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) é de que cerca de 500 mil pessoas visitem os cemitérios nesta data. Além da limpeza, outra preocupação neste período são os focos de incêndio.

 

Esta semana, o cemitério Santa Helena, localizado no bairro São Raimundo, zona Oeste, começou a limpeza nas vias principais, quadras e na área externa. A operação contou com 48 funcionários da limpeza.

 

O cemitério Nossa Senhora Aparecida, na Avenida do Turismo, também está recebendo equipes do mutirão de limpeza. A previsão é de que as equipes fiquem trabalhando no local o mês inteiro, já que se trata do maior cemitério de Manaus e o que mais atende às demandas públicas da cidade. Além do mutirão, o local deve passar por jardinagem e corte e poda das árvores.

 

“Os cemitérios de Manaus estão sempre passando por limpeza, mas para o Dia dos Finados estamos intensificando as atividades, já que é o dia de movimentação mais intensa do ano nestes espaços”, explicou o secretário Municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

 

Focos de incêndio

Este mês, outras intervenções são feitas nos cemitérios, levando-se em consideração o período propício a focos de incêndio. A ideia é deixar o mato baixo e as árvores aparadas para que não haja perigo provocado pelo fogo, por conta do período seco e do calor intenso que acabam se tornando um cenário propício a queimadas, já que há grande quantidade de velas acesas nos cemitérios durante a visitação.

 

Durante o mês de setembro e já no começo deste mês, a Semulsp já vem lidando com focos de incêndio isolados, principalmente no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, que possui maior área de grama e maior concentração de pessoas. Neste sábado, mais dois focos de incêndio foram registrados no local, sendo necessário o apoio do Corpo de Bombeiros.

 

O secretário Paulo Farias faz um apelo à população para que diminua o uso de velas acesas nestes espaços. “As equipes estão cortando o gramado e deixando pouco mato nestes locais. Estamos alertando as pessoas para que evitem deixar fogo aceso, pois ele pode se alastrar e formar uma situação de perigo”, explicou.

 

FOTOS: Assessoria Semulsp