Prefeitura intensifica e monitora in loco ações de infraestrutura nas zonas Norte e Leste
15/04/2015 13h45

Adotando uma nova estratégia para dar celeridade aos serviços de infraestrutura na cidade, a Prefeitura de Manaus tem intensificado as ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), colocando na linha de frente serviços de drenagem profunda e superficial, terraplanagem, contenção de rip-rap e instalação de meio-fio e sarjeta e recapeamento asfáltico.
O secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Morais, tem acompanhado as equipes dos Distritos de Obras e a execução dos trabalhos. Inicialmente, segundo Morais, foram mapeadas as áreas e os serviços apontados pelas comunidades. “Os chefes dos distritos e suas equipes, que estão diariamente em contato com a população, foram peças fundamentais para montar esse cronograma e estão fazendo o acompanhamento dessas obras”, explicou.
Essa semana, Morais esteve checando in loco obras realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) nas zonas Norte e Leste. Nessas áreas ele pode, além de fiscalizar os serviços, ouvir as demandas da população. A ideia principal é estar mais próximo dessas demandas e poder dar um retorno aos moradores dessas áreas.
“Sabemos que existem muitos pontos críticos que necessitam de serviços de infraestrutura, principalmente nesse período em que temos as constantes chuvas. Aos poucos, esperamos atender a todos e, dessa forma, proporcionar condições dignas de moradia e qualidade de vida por meio das obras da Seminf”, reforçou.
Um dos bairros assistido nessa ação é o Gilberto Mestrinho, zona Leste. A comunidade Cidade do Leste está recebendo o mutirão da Seminf e os trabalhos já estão sendo notados pelos moradores. A expectativa é atuar na recuperação de 31 vias. Segundo os moradores da Rua Barra de São Miguel, antiga Alameda B4, o tráfego de veículos estava comprometido por conta dos problemas na via.
O vendedor ambulante Antônio Evaldo Pantoja, que trabalha com seu carro de vendas nas ruas do bairro, comemora os serviços na via. “Agora a situação está bem melhor. Posso oferecer meus produtos na porta dos clientes. Sou grato por esse trabalho estar no nosso bairro”.
Drenagem
Nas Travessas B4, B5, B6 e B12 os serviços realizados são de drenagem superficial e pavimentação asfáltica. Já as Alamedas A1, A3, A4 e Travessas A1 e A2 estão com os serviços básicos de infraestrutura concluídos. “Essa intervenção da prefeitura na comunidade só nos beneficia”, disse a moradora da Travessa A1, Erizânia Silva.
Seguindo um cronograma de obras da Seminf, as equipes estão atuando, também, nas Travessas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, além das Alamedas Uberlândia e Joenville.
Simultaneamente, as equipes de infraestrutura estão no bairro Nova floresta, na rua Esmeralda. No local, 870 metros de via estão sendo recapeados e já estão previstas as ações em mais nove vias do bairro, entre elas as ruas Granada e a Diamante.
Tampa de bueiros
Além dos serviços de infraestrutura, os bairros também estão recebendo serviços de recolocação de tampa em bueiros. Na rua Marabá, na 2º etapa do bairro Jorge Teixeira, zona Leste, cinco novas tampas de concreto de 3,2 metros estão sendo confeccionadas.
A notícia trouxe alívio para os moradores, como a dona de casa Zilma Chaves, que tem uma casa próxima a uma rede de esgoto. “Essa situação que enfrentávamos aqui era um perigo. Quando as equipes da prefeitura chegaram aqui com esse serviço, ficamos muitos felizes”, comentou.
Na rua Jacarandá, ainda no Jorge Teixeira, um grande serviço de drenagem profunda está sendo executado pelas equipes da prefeitura. Morando na via há três anos, José Lima Filha, declarou que o serviço de drenagem feito na rua foi um sonho realizado. “Sou muito agradecido ao prefeito Arthur Virgílio Neto e a toda equipe que olhou pela nossa rua. Sofríamos muito a cada chuva aqui, agora, podemos dizer que moramos com dignidade”, disse.
Os trabalhos também acontecem na Rua Coletora Norte-Sul, na comunidade Agnus Dey, no Sanata Etelvina, onde uma rua está sendo feita e também nas vias 83 e 22 no bairro Amazônino Mendes e Rua Jacarandá, no Jorge Teixeira, na zona Leste, onde estão sendo feitos serviços de infraestrutura.
Reportagem: Isabella Siqueira
Fotografia: Alexandre Fonseca/Seminf
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf):92 3642-3064 / 98842-1354