Prefeitura intensifica ações do Projeto Espaço Verde no Campo Dourado
17/01/2015 11h42

A Prefeitura de Manaus está intensificando as ações do projeto Espaço Verde na Comunidade Campo Dourado, na Cidade Nova, zona Norte. Já estão em construção na área quadras de vôlei, campo de futebol, escadaria de acesso, pista de caminhada e espaços de convivência – onde serão instaladas academia de ginástica ao ar livre e playground.
O projeto, executado por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Secretaria Municipal de Limpeza e Pública (Semulsp), tem nas ações do Campo Dourado o piloto de outras intervenções que serão realizadas em outras 12 áreas verdes da cidade, já mapeadas e identificadas pela Semmas.
A intenção do projeto é promover a revalorização das áreas verdes dos loteamentos com projetos aprovados na prefeitura, além da melhoria da qualidade de vida das comunidades existentes no entorno.
No final da tarde desta sexta-feira, 16, a área recebeu a visita de equipes da Semmas e do Implurb para uma inspeção no andamento das intervenções.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, ressaltou que além dos equipamentos públicos que serão instalados, serão desenvolvidas também ações de recuperação ambiental de parte da área, o que possibilitará a requalificação ambiental daquele espaço protegido.
Ela determinou que uma equipe do Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas vá ao local na próxima semana com a finalidade de estabelecer as ações de recuperação vegetal e do projeto paisagístico.
O projeto executivo da obra é de autoria do Implurb. Segundo o presidente do Instituto, Roberto Moita, a preocupação foi preservar ao máximo a vegetação, ampliando na área degradada o paisagismo, que ficará ainda mais em evidência com iluminação projetada para as árvores do bosque.
“Estamos valorizando ainda mais o que se tem de melhor aqui, que é a natureza tão próxima da comunidade. E a população ganhará mobiliários tanto para lazer quanto para contemplação do lugar. Teremos bancos na escada que dá acesso ao local pela via e bancos naturais, que já existem ao redor do campo”, disse Moita.
No total, a área verde do Conjunto Campo Dourado possui 21 mil metros quadrados. A ação atingirá 2,8 mil metros quadrados de área degradada. O custeio das intervenções será viabilizado por meio de compensação ambiental estabelecida pela Semmas.
Para a comunidade, as ações chegaram em boa hora. Paralelamente às obras, são realizadas atividades de educação ambiental visando à sensibilização dos comunitários.
O projeto
As intervenções em áreas verdes obedecem aos critérios estabelecidos pelo Código Florestal Brasileiro e são diferentes para cada uma das áreas já identificadas.
Ainda serão contempladas pelo Projeto Espaço Verde os conjuntos Renato Souza Pinto I e II, Castanheiras, Beija-Flor e Águas Claras.
O Implurb já trabalha nos projetos executivos para a próxima intervenção, mas ainda não há data marcada para o início de obras em outros bairros.
FOTOS: Assessoria/Implurb