Prefeitura intensifica abordagem às pessoas em situação de rua no Centro

Por Prefeitura de Manaus

16/04/2015 11h33

Icone audio

acolpessrua (2)

 

Como parte das ações do projeto Viva Centro Galerias Populares, a Prefeitura de Manaus tem intensificado as atividades de abordagem às pessoas em situação de rua na região central da capital. Esta semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) realizou o trabalho junto a essa parcela da população que frequenta a Feira da Banana, na área da Manaus Moderna.

 

A frente da ação, a secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, explicou que os trabalhos naquela hora se integram ao projeto de revitalização do Centro Histórico e são realizados diariamente. “Além das ações corriqueiras, agora, em dias específicos, reuniremos um número maior de profissionais para aumentar a capacidade de sensibilização dessas pessoas para que deixem as ruas e passem a ser atendidas pelos nossos espaços de acolhimento institucional”, destacou.

 

Durante a abordagem na Feira da Banana foram efetuados 51 cadastros. Desses, 34 direcionados ao Centro Pop Presidente Vargas, que oferece alimentação, condições para higiene pessoal e atendimento psicossocial. Do total de pessoas abordadas, 24 são naturais de Manaus, dez do interior do Amazonas, outras 14 vieram de outros estados, uma pessoa da Venezuela e outras duas não informaram origem. Nenhuma fez a opção para ser direcionada ao Serviço de Acolhimento Institucional Amine Daou, onde são oferecidas vagas de albergue.

 

“O encaminhamento dessas pessoas em situação de rua deve ser consensual, não podemos obrigá-las a sair dos locais públicos”, explicou a secretária da Semasdh. “Nosso foco é a sensibilização e capacitação para que encontrem uma nova oportunidade de recomeçar suas vidas”, completou Goreth Garcia.

 

Participaram da atividade cerca de 20 assistentes sociais do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) do Município, além das equipes do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), com o serviço Consultório na Rua. Na sexta-feira, 17, uma nova ação será realizada na Manaus Moderna, dessa vez integrando a força-tarefa montada por vários órgãos da prefeitura para avançar no processo de revitalização da orla da Manaus Moderna.

 

“O padre Charles nos procurou para relatar sobre a grande quantidade de pessoas perambulando pela Matriz, após a retirada dos tapumes do local, que se prepara para receber as obras do PAC Cidades Históricas”, disse a secretária da Semasdh.

 

Tapumes

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciou a recolocação dos tapumes no entorno da praça da Matriz, na última segunda-feira, 13. De acordo com o diretor do PAC Cidades Históricas, Antônio Nelson, a ação tem por objetivo evitar a depredação e vandalismo na área, a qual passará por requalificação urbanística ainda este ano. “Atualmente, a praça da Matriz está aguardando o lançamento do edital de licitação que deve acontecer dentro de alguns dias. Enquanto isso, manteremos a área cercada”, concluiu.

 

REPORTAGEM: Alita Falcão

FOTOS: Diego Caja (Semasdh) e Alexandre Fonseca (Seminf)