Prefeitura intensifica a irrigação noturna de mudas em logradouros públicos
28/08/2015 15h33

A Prefeitura de Manaus está intensificando a irrigação noturna dos canteiros, praças e passeios públicos da cidade para otimizar a manutenção das mudas plantadas dentro do Programa Manaus Verde e Viva. A partir de agora, o trabalho à noite será feito por dois carros-pipa, cada um com capacidade para armazenar dez mil litros d’água, com quatro viagens para captação da água do Rio Negro, em pontos diferentes da orla, e atendimento da demanda. No total, 40 mil litros d’água passarão a ser utilizados na atividade, que começa por volta das 22h e se estende até o início da manhã, diariamente. Durante o dia um carro-pipa também é utilizado.
A irrigação é realizada também durante o dia em locais onde é possível a permanência do caminhão-pipa, sem causar transtornos para o trânsito. “O importante é a população entender que estamos fazendo o possível para manter viva a nossa arborização e colabore conosco nesse desafio, principalmente neste período de intenso calor e falta de chuvas”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar. Ele lembra que o trabalho é contínuo, porém neste período do ano há necessidade de intensificação. “A irrigação tem que ser contínua porque plantamos o ano todo e é preciso ter um cuidado maior com as mudas que tiveram o plantio mais recente porque ficam mais vulneráveis”, explica.
“Tivemos mudas plantadas recentemente num trabalho de reposição feito nos passeios públicos da Avenida Djalma Batista e estabelecemos um cronograma de irrigação que contempla todas essas áreas”, afirma a diretora de Arborização e Paisagismo, da Semmas, Rosemary Bianco, Segundo ela, a Djalma recebeu arborização nos passeios laterais, num trabalho recente de reposição, daí a necessidade de irrigação diária. Outra providência tomada pela Diretoria de Arborização e Paisagismo foi a de manter um acompanhamento do trabalho visando a sua eficiência. O trabalho noturno tem como objetivo tornar a irrigação mais eficiente e, paralelamente, evitar a problemática do congestionamento para a população em locais de grande fluxo de veículos.
A irrigação é feita de forma intercalada, incluindo os sábados, com as rotas estabelecidas pelo Departamento de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), responsável pela ação junto ao Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA). Atualmente, estão sendo irrigados o Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho (antigo Lagoa do Japiim), Espaço Verde Campo Dourado, Avenida Natan Xavier, Avenida Manaus 2000, Praça do La Salle, Praça Nossa Senhora de Nazaré, Praça Dom Pedro, Praça do Cigs, Rua Maceió, Avenida Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba), Djalma Batista, Avenida Álvaro Maia, Avenida Ephigênio Sales, Praça da Saudade, Ponta Negra e Praça Domingos Russo.
Fotos: Assessoria Semmas e Marinho Ramos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423