Prefeitura institui Comitê Gestor Municipal da Primeira Infância
22/07/2016 16h37

A Prefeitura de Manaus divulgou a criação do Comitê Gestor Municipal da ‘Primeira Infância Manauara’. A medida está publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na edição de quarta-feira, 20, instituindo o comitê, que será vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para planejar, implementar, monitorar e avaliar as ações para a atenção integral à saúde das crianças de 0 a 5 anos, 11 meses e 29 dias.
A estrutura será integrada por um representante das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e de Educação (Semed), tendo como colaboradores a United Way Brasil (UWB), o Ministério da Saúde (MS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
“O ‘Primeira Infância Manauara’ nasce com a missão de reunir os setores da saúde, educação e assistência social para olhar diretamente para as crianças em seu ambiente de crescimento. O projeto estará nas escolas, nas unidades de saúde e nas residências para garantir o melhor desenvolvimento possível nessa fase”, disse o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão Neto, informando que serão beneficiadas inicialmente 800 crianças.
O comitê gestor será um órgão deliberativo, normativo e consultivo, tendo entre seus objetivos sensibilizar e capacitar trabalhadores municipais da saúde sobre a importância do investimento na primeira infância e no desenvolvimento integral nessa fase da vida; fomentar a elaboração, em conjunto com as equipes das Redes de Serviços, de um plano de ação intersetorial voltado para saúde integral e a primeira infância; e sensibilizar empresas privadas e seus funcionários sobre a importância do investimento público e privado na primeira infância.
“A ideia é que todas as questões de implantação e execução do projeto sejam planejadas e discutidas nesse comitê e que mais empresas – públicas e privadas – se unam ao projeto”, explicou Homero, acrescentando que poderão participar como convidados outros órgãos, entidades públicas, privadas ou da sociedade civil atuantes na área, com a finalidade de contribuir para a discussão, consecução e acompanhamento das ações executadas.
O projeto piloto será aplicado no bairro Mauazinho, zona Leste, em quatro unidades de ensino da rede municipal, sendo dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), uma creche e uma escola municipal com alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
Texto: Lívia Nadjanara / Fotos: José Nildo
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315