Prefeitura instala banheiros químicos e constroi pontes no centro da cidade

Por Prefeitura de Manaus

11/05/2012 15h27

Icone audio

Com o nível do Rio Negro subindo, em média, quatro centímetros por dia, a Prefeitura de Manaus, por meio Defesa Civil municipal intensificou o trabalho nas ruas do centro da cidade. Além da construção de pontes e passarelas para auxiliar na mobilidade de frequentadores e feirantes das proximidades da Manaus Moderna, já foi iniciada a instalação de 60 banheiros químicos, especialmente nas ruas Barão de São Domingos, Barés e Marques de Santa Cruz, onde lixo acumulado entupiu as galerias.

O subsecretário da Defesa Civil, Coronel Ary Renato inspecionou a área na manhã desta sexta–feira (11) e determinou a interdição dos banheiros da feira. “A subida do rio está impossibilitando o impulso de água da descarga para levar os dejetos, o que inviabiliza a higiene do local. Por isso estamos interditando os sanitários da feira e instalando banheiros químicos”, explicou.

A Defesa Civil também intensificou a construção de passarelas de madeira para permitir o acesso à área da Manaus Moderna e Rua dos Barés. Assim que esse trabalho estiver concluído, será erguida também uma ponte na Avenida Eduardo Ribeiro, próximo à praça do Relógio Municipal onde água já está ameaçando o fluxo de veículos, independente da confirmação de superação da cheia de 2009. “O monitoramento está sendo feito diariamente desde o primeiro alerta no início do mês de março, no centro, e nos bairros que costumeiramente sofrem com o problema da enchente”, destacou o subsecretário.

Desde o primeiro alerta de cheia realizado no dia 31 março, pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), 8.954 metros de lineares de pontes já foram construídas na capital, sendo 3.699 por servidores da Defesa Civil e outros 5.255  por associações comunitárias das áreas atingidas, com madeira doada pela Prefeitura.