Prefeitura inaugura base do Samu no Puraquequara

Por Prefeitura de Manaus

01/10/2015 16h24

Icone audio

basesamuporaq (2)

 

Manaus agora conta com mais uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Dessa vez, os moradores do Puraquequara, na zona Leste, foram os beneficiados, diminuindo o tempo de resposta do serviço na comunidade. Essa é a 11ª base do Samu, além da central que fica no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul.

 

“Essa era um reinvindicação antiga e que se concretizou com a participação dos moradores. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem com um de seus principais braços o Samu e Manaus tem nesse serviço uma de suas maiores armas para enfrentar as primeiras manifestações de doenças e de graves acidentes. Sem dúvida é um grande ganho e eu tenho orgulho do Samu”, disse o prefeito.

 

A nova base está localizada na rua Diacui,  próximo à caixa d’água e conta com um técnico socorrista e um condutor, além de uma ambulância de suporte básico que fará o transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de morte. “Essa estrutura vai nos possibilitar um melhor atendimento, uma resposta mais rápida. Em média, uma ambulância levava uma hora para chegar até o Puraquequara”, destacou o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão.

 

Ainda segundo o secretário, a população precisa entender que o Samu é destinado para casos de urgência e a pessoas que necessitem do transporte em ambulância. “É preciso ter esse discernimento de que acidentes com machucados menores não devem ser priorizados pelo Samu, uma vez que o serviço é destinado aos casos de grande gravidade”, explicou.

 

O serviço Samu (192) está disponível para atender chamadas de pessoas com problemas cardíacos e ou respiratórios; intoxicação, traumatismo ou queimadura; quadros infecciosos; maus-tratos; em trabalho de parto; tentativas de suicídio; crises hipertensivas; acidentes com vítimas; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos e transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.

 

O morador e conselheiro de saúde, Antônio Leitão, 50, mora no Puraquequara há mais de 20 anos e comemorou a inauguração da base do Samu. “É uma grande conquista para o nosso bairro. Temos aqui 17 mil moradores, distribuídos em 22 comunidades, que serão beneficiados. Isso vai fazer muita diferença”, comemorou.

 

A líder comunitária Alvanira Barroso Lopes, 64, conhecida na comunidade como Dona Preta, lembra o envolvimento da comunidade para a instalação da base do Samu no local. “Pensamos em uma creche para esse terreno, mas era pequeno. Depois, pela necessidade, vimos que era o caso de termos o Samu mais perto, uma vez que o acesso ao bairro, às ruas, é difícil”, completou.

 

REPORTAGEM: Alita Falcão (Semcom) e Assessoria Semsa

FOTOS: Alex Pazuello (Semcom)