Prefeitura fecha ciclo de debates pedagógicos para Conferência Municipal de Educação

Por Prefeitura de Manaus

03/05/2013 16h58

Icone audio

Após percorrer as sete Divisões Distritais Zonais (DDZ), a Secretaria Municipal de Educação promoveu a Pré-Conferência Municipal de Educação com os servidores da sede administrativa. O evento foi realizado na manhã desta da sexta-feira, 3, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM) onde foram discutidos planos e estratégias que irão compor as propostas apresentadas pela secretaria na IV Conferência Municipal de Educação, que será realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio.

A pré-conferência, que tem o tema ‘Plano Nacional de Educação: Fortalecendo Democracias e Respeitando Diversidades na Construção de Educação Municipal’, é uma ação que subsidia propostas que serão debatidas na Conferência Municipal de Educação (Comed), que posteriormente são levadas à Brasília e avaliadas na Conferência Nacional de Educação (Conae).

As reunião aconteceram nas escolas em todas as zonas da cidade de Manaus, inclusive rural, durante todo o mês de abril. Pais, alunos, professores e pedagogos apresentaram e discutiram propostas para Conferência Municipal de Educação. Todo esse processo visa consolidar o Plano Municipal de Educação com metas decenais voltadas, principalmente, pela universalização da educação e valorização do professor.

“Confio muito no trabalho das pessoas que podem resolver as questões relacionadas com a educação. Tenho experiência com o Plano Nacional de Educação. Tenho certeza que vamos alcançar nossos objetivos com ousadia e determinação para chegar à solução de obstáculos relacionados com o processo educacional”, afirmou o secretário de educação, Pauderney Avelino.

Pauderney pediu ousadia dos servidores na apresentação das propostas da pré-conferência municipal de educação. Segundo ele, uma secretaria que em apenas 60 dias colocou em prática o Programa Alimentar, tem potencial para propor políticas públicas que transformem a educação. “Não economizem em ousadia. Ousadia tem que ser a nossa marca e com ela vamos fazer da educação em Manaus uma referência em educação básica no país”, falou.

Temas

A Pré-conferência abordou sete eixos temáticos: 1 – Plano nacional de educação e o sistema nacional de educação: Organização e regulação; 2 – Direitos humanos e educação: Justiça social, inclusão, diversidade e cultura da paz; 3 – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; 4 – Qualidade da educação e avaliação; democratização do acesso e condições de permanência; 5 – Gestão democrática: participação popular e controle social; 6 – Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e 6 – Financiamento da educação, gestão, transparência e controle e social.