Prefeitura faz ação de limpeza e acordo com comerciantes da “Rua do Fuxico”

Por Prefeitura de Manaus

25/02/2015 18h24

Icone audio

fuxico (2)

 

Mais de uma tonelada de material reciclável foi gerada, nesta quarta-feira, 25, em ação de limpeza na rua Hilário Gurgel, popularmente conhecida como ‘Fuxico’. Os trabalhos na área envolveram diversos órgãos da prefeitura e foram executados com o intuito de mudar o cenário da região que sofre com o acúmulo de lixo, principalmente em torno da área comercial.

 

A operação envolveu trabalhos de limpeza, capinação, coleta seletiva e conscientização ambiental, tanto na área comercial, como em ruas próximas. Além da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e de membros da Associação de Catadores de Resíduos (ACR), participaram dos trabalhos equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).

 

Além da limpeza da rua do Fuxico e adjacências, a Semulsp acabou com a lixeira viciada que tomava conta do canteiro central e, em reunião com os comerciantes, definiu novos horários para a passagem dos carros coletores para garantir o escoamento eficiente do lixo diário do local.

 

Em conjunto com os moradores e comerciantes, a Semulsp definiu horários para a disposição do lixo. Os carros coletores irão ao Fuxico em dois turnos e permanecerão no local por 15 minutos por turno, recolhendo o lixo. A ACR também irá ao local duas vezes por dia para receber o material reciclável (garrafas PET, latinhas de alumínio, papel, papelão, entre outros produtos).

 

Além dos resíduos, os comerciantes vão ajudar a confeccionar três carrinhos para facilitar o trabalho dos catadores. “Ter o apoio do comércio no trabalho da prefeitura é um grande fator motivacional para toda a comunidade e mais um incentivo aos catadores”, ressaltou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

 

A ação rendeu mais de uma tonelada de resíduo reciclável diretamente para os catadores da ACR. “A presença dos catadores é benéfica para todos. Para os comerciantes, que veem seu lixo reaproveitado, e para a prefeitura, que contribui para o incremento da atividade dos catadores e  põe em prática um dos princípios da boa gestão de resíduos: a destinação correta do lixo”, explicou Adriano Rodrigues, da gerência de Articulação Comunitária da Semulsp.

 

Fotos: Assessoria de comunicação