Prefeitura discute emissão de gases de efeito estufa e estratégias de compensação visando a Copa do Mundo
22/11/2013 15h42

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), participou, nesta quinta, 21, e sexta-feira, 22, do Workshop Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Estratégias de Gestão, Mitigação e Compensação para a Copa do Mundo Fifa 2014. O objetivo é reduzir os aspectos negativos da geração da emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante a preparação das obras e a realização propriamente dita do Mundial. O trabalho contará com a participação de várias instituições ligadas às Unidades Gestoras do Projeto Copa (UGP Copa) do Município e do Estado e é o primeiro desenvolvido na região amazônica com esta finalidade.
“O objetivo do workshop foi o de levar os parceiros a entender sobre como se dão as emissões e como podemos fazer para mitigar seus efeitos”, explica o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Sinomar Fonseca, que participou do evento. Segundo ele, a participação das cidades-sedes no levantamento dos dados relativos às emissões é primordial para aprimoramento técnico dentro das secretarias envolvidas, bem como a promoção de uma economia de baixo Carbono que contribuirá para o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade.
São exemplos de fontes de emissão de gases relacionados à Copa: obras de pavimentação, reforma, implementação de estruturas, consumo de energia, geração de resíduos, quantidade de veículos (oficiais, caminhões, ônibus de linha), deslocamentos aéreos, hospedagem, resíduos gerados nos estádios, entre outros. Para Sinomar, o trabalho necessita da participação efetiva da sociedade, principalmente nesse momento, dos segmentos diretamente relacionados às atividades da Copa.
Entre os exemplos de medidas mitigadoras, estão: a redução do uso de embalagens, mudanças de comportamento e dos meios de transporte (bicicleta, caminhadas), divulgação de boas práticas nos locais de hospedagem, uso de tecidos naturais em detrimento à fibra sintética e aproveitamento do biogás dos aterros.
A idéia é fazer com que cada órgão envolvido possa fazer a coleta dos dados, cabendo ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizar os cálculos que permitirão quantificar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Na esfera municipal, a Semmas atuará em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Manaustrans. Os mecanismos para mitigar as emissões são elaborados em conjunto.
O evento aconteceu no Paiol da Cultura, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.