Prefeitura de Manaus trabalha para zerar denúncias de focos de queimadas urbanas

Por Prefeitura de Manaus

12/10/2015 14h47

Icone audio

denuncquimadas (2)

 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), vem fazendo esforço concentrado no sentido de zerar o passivo de denúncias de focos de queimadas urbanas registradas pelo órgão. Em menos de uma semana, pelo menos 47 casos denunciados já haviam sido atendidos, com autos de notificação lavrados, aumentando assim para 103 o número de atendimentos, de um total de aproximadamente 250 denúncias recebidas de janeiro até a primeira semana de outubro.

 

O trabalho  de fiscalização foi intensificado desde o último dia 6, por determinação do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, que designou um grupo formado por representantes do Departamento de Fiscalização e da Divisão de Educação Ambiental para atender, exclusivamente, os casos de queimadas.

 

A estratégia, de acordo com o secretário Itamar Mar, visa contribuir para a redução de focos de queimadas na cidade e evitar o agravamento do quadro de fumaça proveniente das grandes queimas ocorridas em áreas de floresta nos municípios da Região Metropolitana de Manaus e no interior do Estado. “Sabemos que os focos de queimadas registrados em Manaus têm pouca representatividade nesse quadro atual de fumaça que encobre a cidade, mas estamos fazendo a nossa parte, orientando e sensibilizando a população, que ainda tem como prática a queima de resíduos em seus quintais e terrenos baldios”, afirmou o secretário Itamar Mar.

 

De acordo com o histograma de focos de queimadas registrados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),  12.028 focos de incêndios em áreas de floresta foram registrados no Amazonas entre 1º de janeiro até o último domingo,  dia 11/10. Segundo os dados, Manaus ocupa o 37º lugar nesse ranking, com 48 focos registrados nesse período, enquanto Lábrea está no topo da lista com 1.615 focos.

 

Além de atender as denúncias, a equipe da Semmas, responsável pelo monitoramento dos focos de queimadas na capital,  realiza também a abordagem às lideranças comunitárias dos locais visitados, buscando estabelecer com eles um contato mais próximo no sentido de agendar reuniões e palestras para sensibilização dos moradores das áreas aonde ainda insistem na prática da queima.

 

Desde a última terça-feira, 6, haviam sido feitas 59 visitas com um total de 111 pessoas abordadas, nos bairros da Cidade Nova, Compensa, São Jorge, Santo Antônio, Monte das Oliveiras, Alvorada, Novo Israel, Campos Sales, Tarumã, Aleixo, Nossa Senhora das Graças e Praça 14. “O trabalho da equipe será mantido até que tenhamos zerado as denúncias e a partir daí possamos otimizar a ainda mais nossa atuação”, Itamar Mar.

 

A equipe sairá todos os dias exclusivamente para atendimento às demandas, inclusive fazendo flagrantes de queimadas, a maioria de resíduos de limpeza do quintal.

 

Outro trabalho desenvolvido pela equipe é o contato com Igrejas para orientação dos fieis quanto aos malefícios das queimadas. “Neste momento, todas as ações voltadas para a sensibilização da população são válidas”, garante o secretário da Semmas.

 

Para otimizar o atendimento de denúncias de queimadas, os servidores de diferentes setores da secretaria foram orientados a receber denúncias relativas ao problema e repassar para o central de teleatendimento do 0800-092-2000.

 

O disque denúncia teve seu horário de atendimento estendido até às 22h durante a semana, e nos finais de semana funcionará das 12h às 22h, até o término do período crítico do calor. O telefone 3236-7420 foi colocado à disposição das lideranças comunitárias que quiserem a presença da equipe nas comunidades para orientação aos moradores.

 

Texto e fotos: Assessoria da Semmas

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423