Prefeitura de Manaus realiza Jungle Warrior no mês de julho valendo vaga para o Mundial de Triatlo

Por Prefeitura de Manaus

21/02/2013 15h37

Icone audio

A Amazônia irá receber no dia 6 de julho um dos eventos mais desafiadores do triatlo off-road: o Jungle Warrior. O evento, realizado pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), em parceria com a Federação de Triatlon do Amazonas (Fetriam), foi anunciado oficialmente na manhã desta quinta-feira (21) pelo titular da Semdej, Fabrício Lima, pelo presidente da Fetriam, Antonio Neto e pela secretária estadual de esportes, Alessandra Campelo. A competição envolverá provas para crianças, trail run norturna e irá marcar a volta do triatlo off-road no Estado. Além disso, o evento se destaca por ser totalmente organizado por profissionais da região.

“O Jungle Warrior vem para suprir as competições off-road no Estado, já que este ano não teremos o XTerra. E uma das grandes novidades deste evento regional é que ele será chancelado pela Confederação Brasileira de Triatlon e contará pontos para uma das etapas do Campeonato Brasileiro, que classifica para o Mundial”, disse o secretário Fabrício Lima, ao esclarecer que o evento custará uma média de R$ 500 mil. Valor este que será divido entre Prefeitura de Manaus, Governo do Estado, e empresas privadas.

“Queremos gastar o mínimo possível com o Jungle Warrior, pois assim como na Corrida Mulher vamos recorrer às empresas privadas como a Honda, a Pneu Fortes, entre outras, para apoiar o evento. Nosso foco agora será captar este recurso”, comentou o titular.

De acordo com o presidente da Fetriam, Antonio Neto, os atletas que toparem participar do circuito off-road do Jungle Warrior terão que enfrentar 1.500m de natação, 30 km de ciclismo e 10km de corrida. Já aqueles que optarem pela trail run noturna terão que percorrer 10 km na estrada da Ponta Negra. “Optamos por fazer o Jungle nos moldes do XTerra e acrescentamos coisas importantes a prova. Por isso, além de ser chancelada pela Confederação, contar pontos pro ranking, nós também vamos premiar em dinheiro os três primeiros colocados da train run noturna”, disse Neto.

Presente no lançamento oficial do Jungle Warrior, a atleta da Prefeitura de Manaus, Jéssica Santos, afirmou que pretende participar do evento e elogiou a “mais nova” competição que entrou para o calendário esportivo. “Como atleta fico muito feliz em saber que cada vez mais as atenções estão sendo voltadas para o triatlo. Com isso, é possível obter mais atletas e fazer com que o público se interesse pelo esporte. Nós estamos tendo uma oportunidade de ouro com tantos eventos bons e devemos aproveitar. Nunca presenciei nada parecido”, disse a tetracampeã brasileira de aquatlon.

Projeto Social

Ainda na reunião realizada na manhã desta quinta-feira (21), o titular da Semdej, Fabrício Lima, afirmou que a Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), irá apoiar o projeto Triatlon Social, que alcança vinte jovens de 10 a 15 anos de idade e que recebem aulas de triatlo gratuitas no Batalhão de Operações Ribeirinhas (Zona Oeste). Serão três aulas por semana com acompanhamento de três professores formados em Educação Física e três estagiários. Além de acompanhamento psicológico feito por uma psicóloga. Os alunos também receberão lanche antes e depois dos treinos.

“Será um trabalho belíssimo e tenho certeza que daí poderá sair um novo campeão que brilhará em circuitos nacionais, bem como internacionais, seguindo os passos da nossa querida Jéssica Santos”, destacou Fabrício Lima.