Prefeitura de Manaus participa de reunião do CB27 para as capitais da Região Norte

Por Prefeitura de Manaus

25/08/2015 17h37

Icone audio

reuniaocbvs (2)

 

A Prefeitura de Manaus participará a partir desta quarta-feira, 26, do encontro da regional Norte do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), que acontecerá na cidade de Macapá (AP), durante três dias. O “Encontro de Macapá”, como está sendo chamado o evento, visa debater questões de saneamento básico, que afligem as cidades, e outros itens da agenda ambiental.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, como representante de Manaus no fórum, fará a apresentação de casos de saneamento básico (água e esgoto), bem como da política de coleta e destinação final de resíduos sólidos produzidos na cidade, com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e pela Unidade Gestora de Projetos do Município para Água e Esgotamento Sanitário, da Casa Civil da Prefeitura de Manaus.

 

Este é o segundo encontro de secretários de meio ambiente das capitais da Região Norte, desde a criação do CB27, em 2012, com apoio da Fundação Konrad Adenauer.  Manaus foi  a sede do primeiro encontro das capitais do Norte, evento realizado em março do ano passado. O secretário Itamar Mar destaca a importância da participação de todas as capitais no evento por conta da urgência na tomada de decisões relacionadas às políticas ambientais voltadas às capitais inseridas no contexto da região amazônica. Segundo ele, que participou no último mês de julho, do 6º Encontro Nacional do CB27, realizado em Natal, o evento regional será uma oportunidade também para o nivelamento dos temas tratados nacionalmente e a leitura da Carta da Sustentabilidade, que resultou do evento de julho.

 

Na Carta de Natal pela Sustentabilidade e Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GGE), os secretários defenderam que o Governo Brasileiro sustente nas negociações no âmbito da Conferência das Partes das Nações Unidas para as Mudanças do Clima, um acordo climático ambicioso, equitativo e que tenha como prioridade o limite do aquecimento global a 2ºC até 2100. As negociações climáticas marcadas para dezembro, em Paris, devem favorecer o planejamento e o desenvolvimento urbano de baixo carbono, o acesso a mecanismos de financiamento e o aumento da resiliência das cidades às mudanças do clima. As cidades são chave na estratégia de promoção de um desenvolvimento de baixo carbono e de um mundo mais resiliente aos impactos das mudanças do clima.

 

Estudo desenvolvido pelo C40 Cities Climate Leadership Group e pelo Enviado Especial das Nações Unidas para Cidades e Mudanças Climáticas, Michael Bloomberg, estima que as cidades podem reduzir cumulativamente 3,7 Gt de CO2 equivalente por ano até 2030 e 8 Gt de CO2 por ano em 2050, e um total acumulado evitado de 140 Gt de CO2 equivalente até 2050. As capitais brasileiras têm adotado crescentes iniciativas e políticas climáticas consistentes a fim de reduzir emissões de gases do efeito estufa e para se adaptarem aos efeitos da mudança do clima.

 

No ano passado, o Encontro de Manaus terminou com a aprovação da Carta da Amazônia, com as reivindicações das autoridades de meio ambiente das capitais da Região Norte. O foco da Carta é voltado para a melhoria das condições de acesso das cidades aos recursos federais destinados a projetos voltados ao enfrentamento das questões climáticas e ambientais, por meio dos fundos de financiamento, a exemplo do Fundo Amazônia e o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

 

Fotos: Assessoria Semmas

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423