Prefeitura de Manaus participa de encontros nacionais para discutir pautas ambientais

Por Prefeitura de Manaus

12/11/2014 14h46

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), participa desta quarta-feira, 12, até sexta-feira, 14, da Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas e do 5º Encontro Nacional de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras CB27 e Cidades do Projeto Urban Leds, eventos que reúnem secretários municipais de Meio Ambiente, bem como representantes desses órgãos, na cidade de Belo Horizonte.

 

Os dois eventos são patrocinados pela Fundação Konrad Adenauer, Prefeitura de Belo Horizonte, ICLEI e o CB27. A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, coordenadora regional Norte do CB27, participará dos dois eventos, apresentando as experiências desenvolvidas em Manaus e demais capitais da região, a partir da realização do Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais da Amazônia, em abril deste ano na cidade de Manaus.

 

A jornada acontece durante três dias e vai discutir temas como Mudanças Climáticas e Cidades no Brasil, Política Nacional de Mudanças Climáticas, Fundo Clima e as Cidades, Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono no Brasil, Intervenções de Cidades Brasileiras, com apresentação de casos das cidades de Recife e Fortaleza, Experiência na Gestão de Riscos e Desastres: Prefeitura de Belo Horizonte, Gargalos e Estratégias de Adaptação e Resiliência nas Cidades Brasileiras.

 

No segundo dia, serão discutidos os temas A Política Nacional de Resíduos Sólidos como Agente Indutor de Mitigação de gases de efeito estufa em regiões urbanas, Panorama da Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil, Gestão Sustentável de Resíduos no Carnabal 2014 em Recife, Ações de Mitigação de Gases de Efeito Estufa no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de São Paulo, e a Priorização do Setor de Resíduos na Estratégia de Mitigação de Gases de Efeito Estufa da Cidade do Rio de Janeiro.

 

A secretária Kátia Schweickardt ressalta a importância dos debates como oportunidade de troca de experiências entre as cidades. “Temos uma realidade distinta das demais capitais brasileiras, mas somos uma cidade que também enfrenta desafios do ponto de vista ambiental e o CB27 permite a integração entre as secretarias para que possamos estabelecer e compartilhar estratégias de políticas públicas”, afirmou.

 

A questão da mobilidade urbana estará na pauta dos painéis do segundo dia. Entre os temas, estão A Política Nacional de Mobilidade Urbana como Ferramenta estratégica na mitigação de gases de efeito estufa em cidades brasileiras, Desafios na Implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana e do Plano Setorial de Transportes, Mobilidade para Mitigação da Mudança do Clima, Elaboração de Políticas de Mobilidade e Capitais Brasileira: Como promover o transporte de baixo carbono inclusivo e Alternativas de Transporte Sustentável: Mitigação de gases de efeito estufa em capitais brasileiras.

 

Na pauta do 5º Encontro Nacional do CB27, que terá início nesta quinta-feira, 13, estão a COP 20 e a Posição Brasileira, Licenciamento Ambiental, Projetos das Capitais para o Fundo Clima e Cenários de Impacto das Mudanças Climáticas para Regiões Brasileiras. O evento contará com uma sessão de  capacitação às cidades, com os temas Inventários e Emissões de Gases de Efeito Estufa,  Gestão de Resíduos Sólidos, Fundo Clima e Projetos das Capitais para o Fundo Clima.