Prefeitura de Manaus inicia campanha nacional contra o HPV

Por Prefeitura de Manaus

10/03/2014 18h04

Icone audio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 10, as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra HPV, de iniciativa do Ministério da Saúde, e que vai imunizar 12 mil adolescentes do sexo feminino em Manaus. Paralelamente à campanha nacional, a Semsa iniciou também a terceira e última etapa da campanha municipal contra o HPV. Nesta, a meta é imunizar 49.912 meninas.

 

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explicou que o Ministério da Saúde, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), determinou que não será necessária a autorização dos pais para a vacinação das meninas. “No ano passado, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus iniciaram de forma pioneira a vacinação contra o HPV no Amazonas. Na ocasião foi solicitada a autorização por escrito dos pais das meninas de 11, 12 e 13 anos. Com a opção do Ministério da Saúde por não exigir a autorização para a primeira dose da campanha nacional, os pais terão que tomar a iniciativa de procurar as escolas para assinarem o termo de recusa caso não queiram que a filha seja vacinada”, explicou Evandro Melo.

 

Como o município de Manaus iniciou o esquema vacinal de 49.912 meninas de 11, 12 e 13 anos ainda em 2013, a campanha nacional vai atingir apenas as meninas que no ano passado não estavam dentro da faixa-etária para a campanha promovida pela Prefeitura de Manaus e pelo Governo do Amazonas. A estratégia de vacinação será a mesma do ano passado com a disponibilização da vacina em 695 escolas (estaduais, municipais e particulares) que trabalham com meninas na faixa-etária exigida.

 

As 49.912 meninas que tomaram a primeira e segunda dose da vacina contra o HPV na campanha municipal iniciada no ano passado irão completar o esquema vacinal nesta terceira etapa de vacinação. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde, que deve atingir 12 mil meninas, também exige a aplicação de três doses, sendo que a segunda acontecerá em setembro de 2014 e a terceira dose depois de cinco anos, em março de 2019. “O HPV é responsável por 96% dos casos de câncer de colo de útero – o câncer que mais mata no Amazonas. O Estado registra cerca de 200 mortes de mulheres por ano devido à doença. Os dados mostram, segundo o secretário, a importância da vacina na prevenção à doença.

 

Para Vanessa Menezes Grazioli, mãe de uma das meninas vacinadas no primeiro dia da campanha nacional, a vacinação contra o HPV é um mecanismo importante para garantir a prevenção contra o câncer de colo de útero. “Uma das minhas tias morreu vítima de câncer de colo de útero. Ela tinha 40 anos e morreu seis meses após o diagnóstico. É uma doença grave e a campanha vai ajudar a diminuir os riscos para nossas filhas”, afirmou.

 

A aplicação da terceira dose da vacina da campanha municipal e da primeira dose da campanha nacional seguirá até o dia 31 de março nas escolas. Após esse período, a Semsa avaliará a necessidade de disponibilizar as vacinas nas Unidades de Saúde.

 

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315