Prefeitura de Manaus inaugura três Unidades Básicas de Saúde da Família

Por Prefeitura de Manaus

10/04/2013 19h44

Icone audio

A Prefeitura de Manaus inaugurou nesta quarta-feira (10) três Unidades Básicas de Saúde da Família, a Sul 05 (UBSF – S 05), no São Geraldo, a Oeste 18 (UBSF O-18), na Compensa III e a Oeste 11 (UBSF O-11), no Nova Esperança II. As UBSFs foram construídas no padrão ampliado com 130 metros quadrados e vão atender doze mil pessoas no modelo de ações da Estratégia Saúde da Família.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Arthur Neto destacou o fato de que a Prefeitura de Manaus, em 100 dias de atuação, tem procurado atuar na ampliação do acesso da população aos serviços básicos de saúde e estabelecendo ações que possam ter impacto na melhora da qualidade vida das pessoas que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós estamos investindo em obras concretas, como a melhoria da estrutura das Unidades de Saúde, na oferta de novos serviços na Atenção Básica, levando os serviços de saúde para a população da área ribeirinha, e ouvindo a população para definir aquilo que precisa ser feito para construir uma cidade melhor”, destacou Arthur Neto.

As UBSFs foram inauguradas com uma equipe de profissionais formada por médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um odontólogo, sete agentes comunitários de saúde, um atendente de consultório dentário e um agente de endemias. Além dos serviços de consultas médicas, de enfermagem e visitas domiciliares, as UBSFs oferecem atendimento odontológico, serviços de coleta de exames, imunização, farmácia, nebulização e curativo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, as inaugurações fazem parte do projeto da Semsa de entregar para a população, ainda em 2013, um total de 20 Unidades Básicas de Saúde da Família ampliadas e com novos serviços.

O objetivo é oferecer condições para que as equipes de profissionais possam ampliar a própria capacidade de resolver os problemas de saúde da comunidade, e, a partir daí, garantir o acesso aos demais serviços que a Atenção Básica não oferece.

“Atualmente, cobertura de atendimento do município de Manaus é de 30% da população. A nossa meta é, ao final de quatro anos de governo, ampliar para 70%, sendo que a Atenção Básica é capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde da população”, informou Evandro Melo.