Prefeitura de Manaus faz manejo de 14 árvores no Centro Histórico
09/11/2014 15h13

A Prefeitura de Manaus realizou na manhã de sábado, 8, o manejo da arborização nas ruas Luiz Antony e Costa Azevedo, no Centro. O trabalho faz parte das ações de manutenção da arborização urbana, dentro do Programa Manaus Verde e Viva, e compreende a retirada de erva de passarinho, podas de levantamento e rebaixamento de copa e análise de risco de queda.
No total, 14 árvores foram manejadas. Uma mangueira que se apresentava em acentuado processo de decomposição, com risco iminente de queda, foi retirada na rua Costa Azevedo.
O objetivo do manejo é manter o bom estado fitossanitário das árvores, identificando indivíduos em risco iminente de queda, realizando o corte de galhos expandidos, em conflito com a rede elétrica e com infestação por erva-de-passarinho (parasita que pode levar a árvore à morte), prevenindo a ocorrência de futuros acidentes.
Segundo o chefe da Divisão e Planejamento e Acompanhamento de Projetos da Semmas, Lucas Ourique, esse trabalho, além de melhorar o aspecto visual, também fortalece a árvore. “Quanto mais alta a copa e com uma grande quantidade de galhos, a árvore, dependendo da compatibilidade do meio urbano, tende a crescer de forma descompensada, daí a necessidade do manejo”, explica.