Prefeitura de Manaus e servidores da Saúde comemoram 10 anos da implantação do SAMU 192

Por Prefeitura de Manaus

17/05/2016 12h02

Icone audio

samudezanos (2)

 

Os 10 anos de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Manaus foram comemorados nesta segunda-feira, 16, pela Prefeitura de Manaus juntamente com os servidores, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM). Na comemoração foram destacados os números positivos na prestação dos serviços de emergência à população. Foram 438 mil atendimentos, mais de  3,5 milhões de ligações telefônicas, 16 mil treinamentos com servidores e milhares de vidas salvas por meio das 10 bases existentes em seis zonas da capital do Amazonas.

 

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, apresentou os números, classificando o trabalho das equipes como eficaz. “A palavra eficaz é muito mais forte e está um degrau acima da eficiência”, lembrou o prefeito, ao destacar o empenho e a dedicação dos servidores do SAMU 192, os “anjos”, como são conhecidos pela população, que atuam todos os dias e o dia todo atendendo os cidadãos que precisam do serviço, independentemente de classe social.

 

O secretário de Saúde, Homero de Miranda Leão, avalia que no período de 10 anos houve uma evolução nos serviços prestados pelo SAMU 192. “O núcleo técnico do programa tem permanente preocupação com o capital humano, estimulando a participação dos servidores nos cursos de capacitação profissional. Portanto, não tenho dúvidas de que o maior patrimônio construído nesse período são os servidores”, disse o secretário.

 

Coordenador geral do SAMU 192, o médico Ruy Jorge Abrahim, também reconheceu os avanços obtidos pelo programa em Manaus, embora considere que ainda há “muito a ser melhorado”. Para ele, o SAMU 192 conseguiu alcançar bons resultados com o empenho das equipes de saúde, com capacidade de responder às tarefas e os desafios diários na prestação do serviço à população.

 

Além do prefeito e do secretário de Saúde, o evento contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto, da subsecretária de Gestão Administrativa e Planejamento da Semsa, Lucilene Vasconcelos, e do presidente da Manausprev.

 

Certificados

Os servidores presentes ao evento de comemoração dos 10 anos do SAMU 192 tiveram a oportunidade de presenciar a entrega dos certificados aos participantes do Curso de Capacitação de Multiplicadores de Simulação Realística para Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O curso com carga horária de 175 horas para suporte básico e 200 horas para o SAV, foi dividido em 17 módulos, compreendendo temas diversos, tais como: Princípio do SUS, Biossegurança, Emergências Pediátricas, Obstétricas, neurológicas, Respiratória, Metabólicas, Cardiológicas, Psiquiátricas, Cirúrgicas e Traumáticas, entre outras.

 

De acordo com o coordenador, Ruy Abrahim, os conteúdos foram reforçados por meio de simulações, aproximando o profissional da realidade a fim de proporcionar maior competência técnica e melhor qualidade no atendimento prestado aos usuários do Sistema de Saúde. Ao final, foram capacitados mais de 104 Técnicos em Enfermagem, 88 Condutores Socorristas, 9 Enfermeiros e 7 Médicos.

 

Central de Regulação

Ao discar 192, a ligação será atendida pela Central de Regulação Médica de Urgência. Em um primeiro momento, a telefonista vai fazer algumas perguntas: motivo da ligação, endereço, município, ponto de referência e, em caso de acidentes, o número de vítimas. Alguns telefonistas do SAMU 192 já utilizam protocolos de triagem para encaminhamento mais rápido do chamado ao médico regulador. Neste caso, outras duas perguntas são realizadas: A vítima está acordada? A vítima está respirando? Posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador, que faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio de uma ambulância.

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência e está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

 

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza diversas.

 

Texto: Wilson Reis

Fotos: Marinho Ramos e Mario Oliveira/ Semcom

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal Saúde (Semsa) 92 3236-8315