Prefeitura de Manaus é exemplo em controle de poluição atmosférica
20/12/2013 15h00

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) licenciou um total de 4.409 veículos movidos a diesel, de janeiro a novembro de 2013, com a emissão de Certificados de Registro Cadastral (CRC) para empresas que mantêm frotas na cidade. O documento, que atesta a regulação dos motores dos veículos, permite ainda um controle com relação à emissão de fumaça preta com partículas poluentes.
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Manaus servirá de referência para a Prefeitura de Boa Vista, que pretende implantar um trabalho semelhante na capital roraimense. Em visita recente à secretária da Semmas, Kátia Schweickardt, a diretora de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Boa Vista, Veronice Romão, afirmou que a intenção daquele município é criar procedimentos de controle de emissão de gases poluentes por meio de mecanismos já praticados em Manaus, entre eles a emissão do CRC e a realização de blitz de combate à emissão de fumaça preta.
Participaram da reunião a diretora de Licenciamento da Semmas, Danielle Santos, e a gerente de CRC, Elizabeth Miki. O CRC é o certificado que visa avaliar a conformidade da frota de veículos e grupos geradores a diesel da cidade de Manaus em relação aos padrões estabelecidos na Portaria nº. 85, de 17/10/1996-IBAMA, pelo CONAMA nº. 418, de 25/11/2009 e Código Ambiental do Município de Manaus, Lei 605/2001. Todos os veículos e grupos geradores movidos a diesel devem obter o CRC junto a SEMMAS.
A poluição atmosférica emitida por veículos compõe-se, dentre outras substâncias, de material particulado conhecido popularmente como fuligem. Estas partículas transportam substâncias tóxicas, que causam doenças cardiovasculares, respiratórias e crises de asma, alergias, rinite, bronquite, irritação nos olhos e pele ressecada.