Prefeitura de Manaus desenvolve atividades em parceria com o Parque Estadual Sumaúma
11/09/2013 16h49

A Prefeitura de Manaus, por meio de parcerias entre as secretarias municipais e o Governo do Estado, deverá intensificar a realização de atividades que venham a beneficiar os frequentadores e moradores do entorno do Parque Estadual Sumaúma, situado na Rua Bacuri, s/n, no Conjunto Cidade Nova 1. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 11, pela secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, durante solenidade que marcou os dez anos de criação do parque e a inauguração de obras de infraestrutura da unidade de conservação.
O parque já vem sendo utilizado como espaço para a realização de oficinas de educação ambiental, ações de arborização, trilhas guiadas, e o oferecimento de serviços públicos, a exemplo dos exames de mamografia e preventivo pela Carreta da Mulher. A secretária Kátia Schweickardt, que representou o prefeito Arthur Virgílio Neto, na solenidade, lembrou que o histórico de luta e mobilização popular foi de fundamental importância para o processo de consolidação do parque.
Segundo ela, muito antes do poder público se aperceber da importância daquele fragmento para a cidade, os moradores da área já se mobilizavam em favor da preservação do espaço. Kátia Schweickardt lembrou que a área vem sofrendo ao longo dos anos a pressão de empresas que jogam dejetos no igarapé, residências que avançam com seus quintais sobre o parque, mas que unidos, sociedade civil e poder público, podem impedir que sejam causados danos ao fragmento.
A solenidade foi coordenada pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Kamila Botelho do Amaral, e contou também com a presença do deputado Luiz Castro, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (ALEAM), entre outras autoridades. O coral formado por alunos da Escola Municipal Hahnemann Bacelar, do Parque das Nações, fez apresentações especiais durante o evento.
O parque é gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), em parceria com o Instituto Ecológico e Comunitário da Amazônia (IECAM) e fica na Rua Bacuri, s/n, numa área de 52,57 hectares e foi criado em 2003, por meio decreto 23.172.
Assessoria de Comunicação-Semed (92)3632-2054