Prefeitura de Manaus avalia novas áreas para receber o Projeto Espaço Verde na Comunidade

Por Prefeitura de Manaus

02/04/2015 10h44

Icone audio

projespverdcomun (2)

 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), já realiza avaliações visando a continuidade das ações do Projeto Espaço Verde na Comunidade, em outras áreas verdes da cidade. Desde a última sexta-feira, 27, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, juntamente com a subsecretária Aldenira Queiroz, e representantes da Diretoria Técnica Operacional (DTO) da Semmas, vêm realizando visitas técnicas às áreas verdes de conjuntos habitacionais já selecionados com a finalidade de identificar as viabilidades de implantação do projeto. O secretário já esteve nas áreas verdes nas zonas Norte, Leste e Oeste para definição dos locais para as próximas intervenções do projeto, que é realizado pelas secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Infraestrutura (Seminf), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).

 

O piloto do projeto está sendo executado no loteamento Campo Dourado, na Zona Norte, onde as obras já se encontram em fase de finalização e deverão ser inauguradas neste mês de abril. O Espaço Verde na Comunidade visa promover a revalorização das áreas verdes dos loteamentos aprovados pelo município, cujas áreas verdes ainda se encontram total ou parcialmente preservadas. Com intervenções nas bordas, recomposição vegetal e instalação de equipamentos de lazer, como playgrounds, academia ao ar livre e pista de caminhada, os espaços passam a ser valorizados e parte integrante das comunidades, evitando assim ocupações irregulares. O objetivo do projeto é o de promover a recuperação de vegetação em algumas áreas e a instalação de equipamentos públicos como pista de caminhada e academia ao ar livre em outras.

 

Na Zona Norte, foram observados trechos de áreas verdes, onde é possível criar espaços para atividades físicas e ampliar a proteção dos fragmentos florestais existentes. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, dar continuidade à implantação do Projeto Espaço Verde na Comunidade é uma das prioridades da gestão ambiental do município para este ano. “Além de promover o bem-estar e a qualidade de vida para quem reside no entorno, o projeto representa uma mudança de comportamento por parte da população em relação às áreas verdes, vistas quase sempre como espaços para destinação de resíduos e construções clandestinas”, afirmou. Durante a visita técnica na última segunda-feira, 30, foram constatadas diversos casos de ocupações irregulares nos trechos definidos como áreas verdes dos conjuntos.