Prefeitura dará início aos treinamentos do Prourbis na segunda-feira

Por Prefeitura de Manaus

12/04/2013 17h00

Icone audio

A Prefeitura de Manaus lança na segunda-feira (15), às 14h, o cronograma de cursos edição 2013 do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), que é executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com apoio técnico da Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (FESPM), na área de capacitação. O programa pretende transformar o bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, em modelo de desenvolvimento urbano para o Brasil.

Os moradores dessa região terão acesso a serviços públicos de alto nível técnico de excelência, nas áreas de educação, infraestrutura, meio ambiente, dentre outros, além de moradia de qualidade. O evento de lançamento dos cursos acontecerá na sede da FESPM, na avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras.

De acordo com o coordenador executivo do Prourbis, Claudemir Andrade, o programa prevê a qualificação de recursos humanos da Prefeitura para atuação em duas frentes de trabalho – nas ações de planejamento urbano, ambiental, obras de infraestrutura, dentre outras áreas de execução do Prourbis; e, também, nos serviços que serão prestados à população, nos órgãos da Prefeitura, e que entrarão em funcionamento na área de abrangência do programa, no Jorge Teixeira. Serão construídos, nas comunidades do bairro, dois centros de referência em Assistência Social (CRAS e CREAS), uma nova creche municipal, além de 204 unidades habitacionais, destinadas a moradores de áreas de risco. A previsão é que o projeto seja 100% concluído até março de 2014.

A diretora-presidente da FESPM, Luiza Bessa Rebelo, explica que o cronograma de capacitação prevê a realização de 13 cursos técnicos, no total, e que devem ocorrer até outubro deste ano. Também já estão em andamento, diz ela, dois cursos de pós-graduação em “Educação Infantil” e “Gestão de Projetos Sociais”, que deverão ser concluídos em agosto deste ano. Para ministrar esses e outros cursos, a Prefeitura conta com apoio técnico da Faculdade Bom Bosco.

O primeiro treinamento com foco no programa será o curso “Excelência em Marketing de Atendimento” e terá início já na segunda-feira, na sede da FESPM. “As capacitações têm o objetivo de promover o desenvolvimento profissional dos servidores municipais envolvidos no programa, em curto e médio prazos”, frisou Luiza Rebelo.

Neste ano, ainda serão realizados os cursos de “Gestão de Projetos Urbanos Integrados”, “Educação Ambiental”, “Produção de Mudas”, “Educação Ambiental”, “Técnicas de Abordagem e Relações Interpessoais”, “Gestão Urbana Integrada”, “Legislação Ambiental”, “Gestão Ambiental”, “Planejamento da Arborização”, “Capacitação em Georreferenciamento”, “Capacitação em ARCGIS”, “Capacitação em Programas de Reassentamento” e “Gestão de Segurança da Informação”. Serão treinados mais de 400 servidores, vinculados a diversas secretarias e órgãos da administração municipal.

Sobre o Prourbis

É um programa da Prefeitura de Manaus, com investimentos previstos de US$ 100 milhões, dos quais 50% são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor restante é contrapartida da Prefeitura. As áreas de abrangência do programa são as comunidades Jorge Teixeira III, João Paulo, Arthur Virgílio e Bairro Novo. Essas localidades foram selecionadas, com base em indicadores sociais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A proposta do Prourbis é dar uma nova infraestrutura urbana às comunidades alvo do programa, dentro de padrões modernos de engenharia e arquitetura, permitindo a melhoria na qualidade de vida dos comunitários. Busca, também, garantir aos moradores o acesso aos serviços básicos de saúde, lazer, educação e oportunidades de crescimento profissional e intelectual. Para esta tarefa, a Prefeitura irá contar com o apoio dos órgãos municipais, que atuarão em parceria nas comunidades que integram o programa.

Estão sendo executadas obras de pavimentação, drenagem, esgoto e tratamento sanitário, construção de praças, jardins, áreas de lazer, quadras de esportes, postos de saúde e centros sociais. Na área ambiental, serão feitos serviços como a reorganização da coleta de resíduos sólidos e a recuperação dos igarapés que cortam a área.