Prefeitura começa a construir via que beneficiará moradores do Viver Melhor e do Parque Santa Etelvina
26/03/2015 10h35

Para melhorar o tráfego de veículos e criar rotas alternativas para o transporte público, a Prefeitura de Manaus iniciou a construção de uma nova via que vai interligar o Parque Santa Etelvina ao Residencial Viver Melhor, zona Norte. A obra, executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), vai beneficiar mais de 35 mil pessoas.
O novo trecho interligará a Rua D com a Avenida Comendador José Cruz e terá aproximadamente 1.500 metros. O bairro Santa Etelvina está recebendo, ainda, outras obras de infraestrutura, como o serviço de drenagem profunda. As ações fazem parte de um pacote de melhorias que a prefeitura vem realizando na cidade.
As obras iniciaram na última segunda-feira, 23, e o trecho recebe, inicialmente, o serviço terraplanagem. Essa etapa dura, em média, de 30 a 60 dias, pois consiste na escavação profunda para a instalação de tubos de concreto que vão ajudar no escoamento das águas pluviais. O último passo será a aplicação de revestimento asfáltico e a instalação de meio-fio e sarjeta. Toda a ação está prevista para ser concluída em 90 dias.
O subsecretário de serviços básicos, Antônio Peixoto, explicou que a nova via irá melhorar a mobilidade dos moradores de ambas as áreas, beneficiando também o deslocamento da população e o acesso aos serviços de transporte público de maneira mais eficaz, facilitando a entrada e saída de veículos. “Somente no Residencial Viver Melhor são 8.895 unidades habitacionais. Além disso, a obra contempla, ainda, os moradores do Parque Santa Etelvina, localizado dentro do bairro Santa Etelvina”.
Moradora do Residencial Viver Melhor, Mara Castro mostra satisfação por ver a prefeitura atuando na área. “Estou feliz com o início dos serviços. Além de beneficiar dezenas de famílias, a interligação da área valorizará nossos imóveis. O local ficou limpo e mais seguro”.
Drenagem
A Seminf também está executando ação de drenagem profunda e instalando caixas coletoras em diversas vias do bairro Santa Etelvina. Desde o início da semana, os trabalhos se concentram na Rua Ingá. Segundo informações do Distrito de Obras da área, serão implantados 90 metros de tubulações para drenagem de águas pluviais, além de instaladas duas caixas coletoras. Também serão executados serviços de terraplanagem e confecção de meio-fio e sarjeta.
Nas ruas São Raimundo e Sete de Maio os trabalhos de drenagem profunda e contenção do rip-rap também estão sendo finalizados.
Para os moradores da área, a chegada dos serviços representa um alívio, principalmente, por conta do período de chuvas. “Os trabalhos nem terminaram, mas já estamos agradecidos porque aqui a situação era muito crítica. Quando chovia, a água invadia tudo e tínhamos que ficar levantado nossos móveis. Agradeço ao prefeito por ter olhado por nossa comunidade”, disse o morador da Rua Ingá, João Moacir Santos.
Ações semelhantes às realizadas na rua Ingá também deverão ser iniciadas nas ruas Piqueá e Abacaba. As vias Nossa Senhora de Fátima, 312, Campos Sales, José Maria e rua D também já recebem ações da prefeitura.
Fotos: Alexandre Fonseca/Seminf
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): 92 3642-3064 / 98842-1354