Prefeitura certifica mais 318 camelôs em cursos de qualificação profissional

Por Prefeitura de Manaus

12/12/2014 16h32

Icone audio

camelcursoqualif (2)

 

A Prefeitura de Manaus realiza, nesta segunda-feira, 15, a solenidade de certificação de mais 318 profissionais que aderiram ao projeto Viva Centro Galerias Populares e participaram de cursos por meio do Programa de Qualificação de Camelôs, às 18h, no Auditório do Colégio Dom Bosco, na Av. Epaminondas, 57 – Centro.

 

O Programa de Qualificação de Camelôs é coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com as secretarias municipais do Centro (Semc) e de Trabalho e  Desenvolvimento Social (Semtrad), o Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Governo do Estado.

 

Com foco em empreendedorismo, foram oferecidos quatro cursos: “Atendimento ao Cliente”, “Gestão de Negócios”, “Empreendedorismo” e “Planejamento e Controle de Finanças”. “A qualificação é o caminho para a boa gestão dos negócios. Trata-se de um segmento experiente. Por isso, buscamos alinhar a experiência dos camelôs no comércio, por meio de uma proposta pedagógica, a novos conhecimentos técnicos que vão ajudá-los a lidar com o novo negócio, agora como microempreendedores”, pontua a diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo.

 

O secretário da Semad, Serafim Meirelles Neto, destacou a contribuição do programa na consolidação das ações da Prefeitura de Manaus para o processo de revitalização do Centro de Manaus. “O projeto vem trazendo grandes resultados para a qualidade de vida da população e dos camelôs, que estão saindo das ruas e se tornando microempreendedores, donos do próprio negócio”, diz.

 

Já o secretário da Semtrad e responsável pelo Fumipeq, David Reis, ressalta que a qualificação é um passo importante para a formação dos microempreendedores. “O projeto Viva Centro vem obtendo sucesso e a qualificação é um dos pilares para a efetivação do projeto, promovendo um resgate da autoestima desses profissionais e preparando-os para a gestão do novo negócio nas galerias”, afirma.

 

Balanço

Esta é a segunda certificação realizada pela prefeitura. Em junho deste ano foram certificados 659 camelôs retirados da Praça da Matriz, Av. Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro. Oriundos das ruas Henrique Martins, Joaquim Sarmento, Lobo d’Almada, 24 de Maio, Saldanha Marinho, Rua Barroso, José Clemente, Rua da Instalação e Epaminondas, somam-se nesta fase mais 318, totalizando 977 camelôs qualificados pela Prefeitura em 2014.

 

De acordo com o Secretário da Semc, Glauco Francesco, a qualificação é fundamental para o sucesso do projeto como um todo. “Não basta construir prédios ou deixar os shoppings bonitos. É preciso fazer um resgate social através da qualificação. A mudança de ambiente das ruas para os shoppings requer todo o entendimento do novo ambiente, do novo tipo de comércio e das relações com os clientes”, frisa Francesco, que garante a continuidade dos cursos em 2015.

 

Parceiro da prefeitura no programa, o Cetam comemora o êxito da ação em 2014. Segundo a diretora geral Joésia Pacheco, os profissionais que foram qualificados podem agora dizer que estão mais capacitados na profissão que exercem para prestar serviços de melhor qualidade para a sociedade. “O Cetam tem interesse em manter a parceria com a Prefeitura de Manaus no próximo ano, colocando-se à disposição para promover a qualificação profissional de outros segmentos profissionais”, garante Joésia Pacheco.

 

Fotos: Hariele  Quara

Assessoria de Comunicação da Escola de Serviço Público Municipal (Espi): 92 3651-7126