Prefeitura apreende cinco toneladas de medicamentos e cosméticos ilegais

Por Prefeitura de Manaus

21/03/2013 0h16

Icone audio

Cerca de cinco toneladas de medicamentos ilegais, como produtos terapêuticos e medicinais do tipo fitoterápicos sem registro, além de cosméticos e bebidas que eram falsificados, adulterados ou alterados de forma ilegal foram apreendidos pela Prefeitura de Manaus. A operação faz parte de uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal e foi deflagrada na empresa Amazon Flora Pura, localizada na Rua Miranda Leão, no Centro.

Nesta quarta-feira (20), os fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciaram o levantamento da quantidade de produtos apreendidos.  Após a contagem de todo material encontrado nas dependências do estabelecimento, os produtos serão incinerados. Entre os diversos produtos estão alguns que são conhecidos pela população manauara, como óleo de copaíba, andiroba, sebo de carneiro, banha de cobra, de boto, de jacaré, cápsulas de crajirú e sara-tudo.

A denúncia foi feita à Dvisa por meio de notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e na terça-feira interceptou uma carga de medicamentos que trafegava na BR-174, do proprietário da Amazon Flora, Francisco das Chagas Bezerra. O chefe da Divisão de Produtos do Dvisa, Marcos Farbis, informou que de início já foi comprovado que o estabelecimento não tinha licença sanitária e não tinha responsável técnico para preparo e manipulação de medicamentos.

“Essa é a maior apreensão de produtos fitoterápicos realizada pela Semsa”, revelou Marcos, acrescentado que o proprietário do estabelecimento será processado e receberá penalidades.

O Dvisa é o órgão municipal responsável por desenvolver ações de proteção, promoção e educação sanitária junto à população, além de fiscalização em estabelecimentos comerciais que estão sujeitos ao controle sanitário e do projeto arquitetônico de estabelecimentos de saúde e daqueles que atuam com a manipulação de alimentos ou medicamentos, incluindo consultórios médicos, supermercados e restaurantes.

Para informações ou denúncias, o telefone do Dvisa é 0800 092 0123.  O e-mail do órgão é o visa.sms@pmm.am.gov.br.