Prefeitura apoia primeiro campeonato de Skate voltado ao público feminino, realizado na Ponta Negra
01/09/2014 15h11

A noite de sábado, 30, foi de festa para os fãs de esportes radicais. O skatepark do Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste da cidade, foi palco da primeira edição do Campeonato de Skate Feminino Florescendo, realizado pelo Coletivo Flores do Concreto, com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
O campeonato teve início por volta das 17h e contou com a participação de aproximadamente 24 competidoras, que disputaram em várias fases da competição o primeiro lugar no pódio.
As inscrições para participar do evento foram realizadas em torno de duas horas antes de a competição ser iniciada. As interessadas entregaram 1 kg de alimento não perecível, que serão distribuídos a uma instituição filantrópica a ser definida pela comissão organizadora.
Para Carolina Sarmento, integrante do Coletivo Flores do Concreto, o evento ajuda a fortalecer a categoria feminina do esporte que ainda passa por dificuldades para ser reconhecido. “Muitos grupos femininos acabam sendo desvalorizados por organizadores de outros campeonatos. Por este motivo, o Campeonato Skate Feminino Florescendo está sendo de suma importância para o público feminino porque a organização do evento é composta por um grupo formado apenas por meninas, o que viabiliza um grande salto da categoria no esporte amazonense”, defendeu.
A competição reuniu atletas das categorias iniciantes e feminino dois (esta última destinada a atletas experientes). Ao final das provas foi realizado um Skate Desafio no Solo, em que todos os atletas e o público em geral puderam participar, desafiando sempre um atleta que deve desenvolver manobras radicais a nível do desafiante. A vencedora do desafio foi a esportista Drika Honorato.
Ainda de acordo com Sarmento, em 2014 houve um crescimento significativo da categoria feminina no esporte amazonense. “Essa temporada está sendo um ótimo ano para as meninas que gostam de skate. O esporte está começando a ser visto com outros olhos. A cada dia que passa mais meninas estão procurando interagir com a modalidade e o que a gente vê no dia a dia são atletas que praticam o esporte há pouco menos de um ano e já atingiram o nível de garotas que competem há mais de oito anos. É sensacional”, declarou.
Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, incentivar a prática do esporte na cidade é o lema da atual gestão municipal. “O skate é uma modalidade esportiva que atinge um grupo importante da nossa população, que são os jovens. É importante apoiar eventos como esse, que buscam valorizar o esporte que atrai um número significativo de praticantes”, frisou Damasceno.
Além de troféus e medalhas, as três melhores atletas classificadas no resultado final de cada categoria receberam uma premiação diversificada composta por artigos esportivos, como camiseta, skates, equipamentos de segurança, dentre outros.
Para animar o público presente a organização do evento promoveu shows de grupos locais que tocam ritmos que embalam o público que adora prestigiar a modalidade, como Banda Picolé da Massa, tocando reggae popular, e o grupo Carol Luna e Banda, com uma versão mais ousada do reggae, mostrando uma batida mais pesada.
Atualmente o grupo Flores do Concreto realiza treinos em diferentes locais da cidade, como no Parque dos Bilhares, zona Oeste; na pista do Morro da Liberdade, zona Sul, e Ponta Negra. Quem tiver interesse em interagir com o grupo, pode entrar em contato por meio do telefone (92) 9101-4780 ou acessar o perfil do grupo na internet, por meio da página facebook.com/skatefemininomanaus, onde serão acertados todos os detalhes sobre os dias de encontros e treinos.
Categoria Feminino Iniciante
1º Tainá
2º Bianka Santana
3º Fernanda Rodrigues
Feminino 2
1º Jéssica Ramos
2º Janaína dos Anjos
3º Gilmara Freitas