Prefeitura anuncia curso de robótica nas escolas da rede municipal

Por Prefeitura de Manaus

22/11/2013 17h08

Icone audio

preffundnokia2

 

A Prefeitura de Manaus vai oferecer, a partir de 2014, o curso de robótica para 84 turmas da rede municipal, por meio de um convênio firmado com a fundação Nokia. O anúncio foi feito pelo prefeito Arthur Virgílio Neto nesta sexta-feira, 22, durante visita a nova estrutura da fundação, no Distrito Industrial. O convênio entre a instituição e o município vai beneficiar 3.360 alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental.

 

A escolha das escolas se dará pelo rendimento e estrutura organizacional de cada unidade. Os alunos receberão um kit para que montem seus próprios robôs, desenvolvendo os conhecimentos em informática e mecatrônica, além de ampliar o aprendizado em outras disciplinas como Matemática, Física e Química.

 

“Por meio da tecnologia da fundação os nossos alunos poderão ganhar mais conhecimento, essa é a melhor hora para começar, ainda no Ensino Fundamental. Aqui conheci jovens brilhantes e nossa intenção é de também oportunizar esse crescimento para rede municipal”, afirmou o prefeito.

 

Atualmente, 70% das vagas de Ensino Médio Técnico da Fundação Nokia são preenchidas por alunos de escolas públicas, sendo a maioria da rede municipal. De acordo com o secretário municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, alunos da Educação Especial também serão contemplados pelo projeto.

 

“Nessa visita, o prefeito destacou os alunos autistas, por isso vamos fazer que essa grade curricular extra seja também estendida aos alunos da Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo. Sabendo da capacidade intelectual diferenciada dos portadores da síndrome do espectro autista, com certeza, descobriremos alguns gênios que possam se dedicar nessas áreas específicas do conhecimento”, completou Avelino.

 

Jovens talentos

 

Ainda na passagem pela instituição, o prefeito conheceu um dos laboratórios de eletrônica, conversou com alunos e avaliou alguns projetos. Anderson Almeida, 17, aluno do 3º ano, apresentou a proposta de criação de um aplicativo para celulares que permitirá o acompanhamento de grávidas no período do Pré-Natal.

 

“Médico e paciente poderão ter uma relação mais próxima com troca de informações relevantes, entre evolução do estado físico da mãe e do bebê, possíveis doenças adquiridas durante a gravidez e outros dados que podem ajudar num acompanhamento mais eficaz, especialmente, nos casos de risco”, explicou o jovem.

 

“Essa tecnologia pode, sim, ser usada na rede pública. Já conversei com o secretário municipal de Saúde (Semsa), Evandro Melo, para estudar como inserir essa didática na Rede Cegonha, do Governo Federal”, revelou Arthur. “Iniciativas como essa nos mostram que as soluções existem, temos jovens com uma enorme capacidade de criar e o que precisamos é criar políticas públicas, sobretudo na área da Educação, para dar vazão a essa capacidade de inovação. Só com educação de qualidade é que teremos um país verdadeiramente desenvolvido”, finalizou o prefeito de Manaus.

 

Inovação

 

Com sua nova estrutura, a Fundação Nokia passará a atender aproximadamente três mil alunos do Ensino Médio, que terminarão seus estudos como técnicos de Mecatrônica, Informática, Telecomunicações ou Eletrônica.

 

“Nossa missão é evolucionar as práticas para desenvolver uma sociedade melhor. O ensino da robótica já ocorre nas economias mais bem sucedidas do mundo ainda nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Ficamos muito honrados em ver o poder público da nossa cidade com essa visão de futuro. É, sem dúvida, uma inovação que proporcionará inúmeras habilidades cognitivas aos alunos”, defendeu a diretora executiva da Fundação Nokia, Fabíola Bazi.

 

REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Tácio Melo | SEMCOM