Prefeitura alerta população para denunciar casos de violência contra os idosos

Por Prefeitura de Manaus

15/06/2016 16h50

Icone audio

combviolidoso (2)

 

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa,  foi marcado, nesta quarta-feira, 15, por uma caminhada de conscientização sobre o tema, dentro da campanha “Violência contra a pessoa idosa: caso de polícia”, que vem sendo realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) desde a segunda-feira. A ideia é fazer com que a população denuncie os maus-tratos aos idosos para que os casos de violência sejam reduzidos.

 

Somente em 2015, foram registrados 9.313 casos de violência contra o idoso, segundo o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). Em 2016, nos primeiros quatro meses, já foram registrados 2.712 registros. O número representa uma queda de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. “A Semmasdh também faz atendimento dos casos de violência que chegam por meio do Disque 100 e o acompanhamento de diversas situações envolvendo essa população”, destacou a subsecretária da Semmasdh, Mônica Santaella.

 

A caminhada teve início na Fundação Doutor Thomas (FDT) e seguiu até o Parque Municipal do Idoso (PMI), onde foi dado um grande abraço coletivo, como ato simbólico, pedindo mais proteção aos idosos. “Nosso trabalho é conscientizar a população sobre a existência da violência contra o idoso e, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. A violência não está relacionada apenas à agressão física. O abandono e negligência estão entre as principais violações de direitos”, afirmou a diretora-presidente da FDT, Martha Cruz.

 

É importante que a população esteja atenta e denuncie os casos por meio dos números 100 (Disque Direitos Humanos) e 165 (Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso). O da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) é o 3214-5800.

 

Todo tipo de violência deve ser denunciado. Para isso, o Disque 100 funciona 24 horas por dia, recolhendo denúncias. Trata-se de um serviço gratuito e a identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo Disque 165 (Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso – PADI) ou pelo telefone 3214-5800, da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI).

 

O trabalho de combate à violência e de respeito ao idoso é desenvolvido pela Prefeitura de Manaus ao longo de todo o ano. Além da Fundação Dr. Thomas, que faz o acolhimento dessas pessoas que não têm onde morar ou que optam ficar na fundação, existem, ainda, as atividades desportivas e de lazer do Parque Municipal do Idoso.

 

Texto: Leonardo Fierro

Fotos: Diego Caja

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616