Prefeito sanciona leis voltadas para a promoção da saúde em Manaus
11/12/2014 17h43

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, sancionou dois projetos de lei, aprovados pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), que instituem no Calendário Oficial do Município datas alusivas às ações de promoção em saúde.
O primeiro institui o ‘Novembro Azul’, voltado para a prevenção do câncer de próstata. A Lei, de número 1.940, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na última terça-feira, 9, e, entre outras atribuições, visa promover palestras, seminários, campanhas, mobilizações e outras atividades que estimulem a sensibilização da população masculina acerca da importância de medidas preventivas para a proteção da saúde.
“Temos o dever de combater esse mal que acomete cada vez mais homens em nossa cidade. A ideia é orientá-los e sensibilizá-los para que busquem os serviços de saúde e os programas direcionados ao homem”, afirmou o autor do projeto, vereador Luis Augusto Mitoso Júnior (PSD).
Este ano, a Prefeitura de Manaus disponibilizou, durante todo o mês de novembro, uma Unidade Móvel Médico-Laboratorial instalada na Praça da Matriz, no Centro, para atender exclusivamente o público masculino.
SAF
Já a Lei 1.943, publicada no DOM do último dia 10, institui o Dia Municipal de Prevenção e Conscientização da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) a ser referenciado, anualmente, no dia 9 de setembro. A síndrome, ainda pouco estudada, é ocasionada pelo uso de bebidas alcoólicas durante a gestação e pode acarretar problemas de déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
A autora da proposta, vereadora Jaqueline Coelho Pinheiro (PPS), explica que a meta é promover ações que possam alertar sobre e tema, trabalhando conjuntamente o problema da gravidez precoce e o alcoolismo entre adolescentes.
“Temos outro projeto em tramitação que objetiva levar essa problemática para a sala de aula, trabalhando a questão de forma transversal, assim como é feito com a Aids, entre os alunos do Ensino Fundamental II, que abrange justamente a idade em que os jovens estão se descobrindo”, explicou a vereadora professora Jaqueline.