Prefeito reúne com classe empresarial para falar sobre desburocratização
19/08/2015 8h23

O Prefeito Arthur Virgílio Neto esteve reunido na tarde desta terça-feira, 18, com o recém-criado Comitê Municipal de Desburocratização e lideranças empresariais para discutir sobre propostas de modernização e desburocratização da Prefeitura de Manaus. Estavam presentes aproximadamente 20 representantes do Sindicato das Indústrias e da Construção Civil (Sinduscom), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea AM/RR), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), que apresentaram ao prefeito e ao comitê, uma minuta com uma série de sugestões para contribuir com esse processo de desburocratização.
Para o prefeito é preciso desburocratizar Manaus. Para isso ele pretende apresentar, no próximo dia 23 de setembro, novas medidas que acabem com a burocracia na emissão de licenças, certidões e alvarás, além de outros documentos. “Tive um encontro com líderes empresariais do Amazonas, para que colaborem conosco. Foi muito importante, juntar técnicos de diferentes secretarias com empresários para conversarmos sobre este assunto tão importante para Manaus”, disse Arthur.
O Comitê de Desburocratização foi criado pelo prefeito para apresentar medidas concretas de desburocratização dentro do município. Ele é composto pelas secretarias municipais de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), além do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Procuradoria Geral do Município (PGM).
Classe empresarial
O presidente da Sinduscom-AM, Eduardo Lopes, disse que novas regras nos trâmites de documentos vão facilitar o inicio de novos empreendimentos e consequentemente a geração de novos empregos. “Queremos a desburocratização porque é de vital importância para a cidade em um momento de crise como esse. Nós do setor privado queremos cooperar do que foi necessário. Podemos melhorar o futuro da cidade através da desburocratização”, disse o presidente.
Ralf Assayag, presidente da CDLM, acredita que dia 23 será anunciado medidas que irão facilitar a formalização de novos negócios no munícipio, mesmo nesse período de crise. “O prefeito vem trabalhando e buscando novas formas de trazer cada vez mais comerciantes para a formalidade e dessa forma ter um aumento de arrecadação. É uma medida louvável da prefeitura conosco”, declarou Assayag.
Texto: Ulysses Marcondes
FOTOS; MÁRIO OLIVEIRA