Prefeito inaugura três das 30 farmácias gratuitas entregues
31/12/2013 18h50

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou de cinco para 30 o número de Farmácias Gratuitas. O prefeito Arthur Virgílio Neto esteve presente, no fim da tarde desta segunda-feira (30), em três das 30 farmácias entregues.
O prefeito, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, visitou a Unidade de Saúde Ambulatorial Alfredo Campos (Alameda Cosme Ferreira, Zumbi); a Unidade Básica de Saúde José Amazonas Palhano (Rua Antônio Matias, São José I); e a Unidade Básica de Saúde Leonor Brilhante, na avenida Autaz Mirim, bairro Tancredo Neves, onde já estão funcionando as farmácias gratuitas.
O prefeito conferiu que o atendimento está sendo rápido e eficiente. “As pessoas já estão sendo atendidas, não estamos atrasando por causa de inauguração. São 130 remédios, antes eram 96; 30 farmácias populares, antes eram apenas cinco; temos farmacêuticos em todas elas e fora tudo aquilo que uma UBS tem que ter. Estamos procurando fazer o melhor possível para atender bem a população”, disse o prefeito.
Segundo Evandro Melo, os medicamentos foram ampliados para atender, principalmente, à demanda de pacientes diabéticos e hipertensos que chega a 40% do total. “O importante é evitar que os problemas desses pacientes, que precisam tomar remédio todos os dias, se compliquem. Aqui eles receberão os medicamentos que precisam e sem descontinuidade, porque montamos uma logística de abastecimento das farmácias a cada duas semanas” informou.
Idosa participa de inauguração.
A artesã Maria da Conceição, 63, moradora do bairro Nova Floresta, na zona Leste, encontrou o prefeito Arthur Virgílio no T-5 e reclamou que não havia encontrado os remédios que o médico receitou a ela e ao seu marido na farmácia gratuita do T-5.
Arthur pediu para que ela o acompanhasse até a Unidade de Saúde Ambulatorial Alfredo Campos, na zona Leste, onde a artesã descerrou a placa de inauguração juntamente com o prefeito e o secretário. Em seguida, ela foi atendida e recebeu os medicamentos. “Ela esteve nos terminais e realmente estes medicamentos que ela precisa não estão lá, porque eles estão passando por obras e por uma série de complicações. Então, eu a trouxe para receber os remédios aqui. O farmacêutico já a atendeu e explicou como ela vai tomar os remédios”, atestou o prefeito.
Maria das Graças disse ter ficado feliz, porque já se dirigia para casa, sem ter conseguido os medicamentos. “Ainda bem que eu vi o prefeito pela janela do ônibus e fiz minha reclamação. Graças a Deus fui atendida e agora está tudo certo”, contou.
Fotos: Mário Oliveira