Prefeito David Almeida fiscaliza obras do complexo viário Rei Pelé, com entrega prevista para final de maio

Por Prefeitura de Manaus

30/04/2025 13h42

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O prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, fiscalizaram, nesta quarta-feira, 30/4, o andamento das obras do complexo viário Rei Pelé, localizado na antiga rotatória do Produtor, na zona Leste da capital. A obra está 95% concluída, com os serviços concentrados na fase final de concretagem, armações e acabamentos.

A estrutura da trincheira já recebeu a concretagem da maior laje do complexo, com 500 metros cúbicos de concreto e quase 60 toneladas de aço, o que permitirá a passagem de veículos leves, pesados e ônibus, tanto pela parte superior quanto pela trincheira. Conforme a equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a estimativa é de concluir a execução da obra até o final de maio, respeitando o tempo de cura do concreto, para liberar o tráfego na sequência.

“Hoje é 30 de abril, a previsão é entregar a obra no dia 30 de maio. A obra está 95% executada, estamos na fase final, temos três lajes aqui, a maior já foi concretada. A nossa estimativa é que a gente possa entregar até a segunda semana do mês de abril. A gente finaliza a obra no mês de maio e vai fazer os ajustes finais para inaugurar até a segunda semana do mês de junho. São mais de 20 mil metros quadrados de obra executada, mais de 9 mil metros cúbicos de concreto projetados, uma grande obra que vai ajudar a mobilidade urbana aqui na zona Norte e na zona Leste de Manaus”, informou o prefeito David Almeida. 

O complexo viário Rei Pelé vai transformar o tráfego na zona Leste, principalmente nesta área que sempre enfrentou dificuldades devido ao grande fluxo de veículos. A entrega deste complexo à população oferecerá mais qualidade de vida, agilidade no trânsito e desenvolvimento urbano.

O projeto ainda contempla mais de 2.000 metros de nova drenagem profunda no entorno, fundamental para evitar alagamentos, além de cerca de 9.000 metros cúbicos de concreto utilizados em toda a construção.

“Estamos falando de uma intervenção pensada para os próximos 30, 40 anos. A prioridade aqui é a vida, é a segurança dos motoristas, dos motociclistas e dos pedestres”, explicou o vice-prefeito Renato Junior.

Segurança viária

Antes do início da obra, a área acumulava altos índices de acidentes. Um estudo do Instituto Cordial, de 2021, revelou que a avenida Autaz Mirim, ligada ao complexo, registrou mais de 500 ocorrências envolvendo motociclistas em apenas um ano, se consolidando como uma das vias mais perigosas de Manaus.

O viaduto Rei Pelé foi projetado não apenas para resolver o trânsito imediato, mas para atender ao crescimento da capital, respeitando a capacidade de escoamento da zona Leste e garantindo fluidez para cargas pesadas, ônibus e carros de passeio. “É uma obra que exigiu coragem, decisão política e muito trabalho. Agora, estamos na reta final. Manaus vai ganhar um novo marco na mobilidade urbana”, reforçou o vice-prefeito.

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Texto – Geraldo Farias / Semcom e Alessandra Taveira / Vice-Prefeitura

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom e Carlos Oliveira/Vice-Prefeitura