Prefeito em exercício acompanha atendimento a vítimas do acidente
19/04/2014 7h50

O prefeito em exercício, vereador Sildomar Abtibol, esteve pessoalmente no local do acidente que vitimou, no final da tarde desta sexta-feira, 18, três pessoas que participavam de uma procissão no Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus. Acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Manaus, Bosco Saraiva, e de secretários municipais, Abtibol esteve primeiro na rua Francisco Orellana, em frente à Fundação Centro de Oncologia (FCecon), onde a área estava isolada e conversou com funcionários do Samu e do Corpo de Bombeiros, que prestaram os primeiros atendimentos.
“O prefeito Arthur Neto determinou que não medíssemos esforços no atendimento às vítimas que estão hospitalizadas e aos familiares daqueles que perderam a vida neste trágico acidente”, afirmou. “Estamos com assistentes sociais em cada unidade hospitalar para onde foram levados os feridos, além de uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) no IML”, continuou.
No SPA Alvorada, o prefeito em exercício conversou com Joselin Justino Cavalcante, 49 anos, que estava em observação e aguardava alta. Lucas Mateus dos Santos, 16 anos, que também foi atendido na unidade, havia sido encaminhado ao HPS 28 de Agosto, onde se submeteu a uma ultrassonografia e foi também liberado.
JGP, uma menina de 10 anos que estava com a avó na procissão, foi transferida para o Pronto Socorro da Criança, na Compensa, zona Oeste, onde se submeteu a uma cirurgia na perna. A avó, Albanize Maria Garcia, foi atendida no Hospital Platão Araújo, na zona Leste.
No HPS 28 de Agosto, o prefeito em exercício teve informações sobre a paciente Ana Eunice Cruz, 50 anos, única vítima em estado grave, e que acabou perdendo a mãe, Luiza Maria dos Santos Cruz, 74 anos, que faleceu antes de chegar ao hospital.
No Instituto Médico Legal, Sildomar orientou o secretário da Semasdh em exercício, Júlio Ramon, a dar todo o suporte aos familiares das três vítimas fatais, tanto no que diz respeito aos funerais quanto à assistência psicológica que se fizer necessária.
Atendimento do Samu
O atendimento às vítimas foi prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por volta das 17h. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou sete ambulâncias, sendo cinco unidades de suporte básico e duas de suporte avançado. Vinte e cinco profissionais participaram do socorro as dez vítimas encaminhadas para os SPAs da Alvorada, Redenção e São Raimundo, HPS 28 de Agosto e Hospital Platão Araújo. Uma delas veio a óbito a caminho do hospital.
VÍTIMAS NÃO FATAIS DO ACIDENTE NA PROCISSÃO EM MANAUS
· ANA EUNICE DOS SANTOS CRUZ – 50 anos. HPS 28 de Agosto. Estado gravíssimo, com politraumatismo.
· LUCAS MATHEUS DOS SANTOS DE JESUS – 16 anos. Já recebeu alta
· SANDRA HELENA ARAÚJO VILHENA– 72 anos. SPA do São Raimundo. Já recebeu alta.
· ROSA SÁ GOMES HUTCHINGS– 60 anos. SPA Alvorada. Já recebeu alta.
· JOCELIN CAVALCANTE – 49 anos. SPA Alvorada. Já recebeu alta
· JENIFFER GARCIA PEREIRA – 10 anos. Pronto Socorro Infantil da Zona Oeste. Passou por procedimento cirúrgico.
· JOÃO ANTELA – 66 anos. SPA Alvorada. Já recebeu alta. (Esposo de uma das vítimas fatais).
· ALDENIZE MARIA GARCIA – 52 ANOS. Pronto Socorro Platão Araújo. Passou por procedimento cirúrgico.
· CLEMIS DE OLIVEIRA – 48 anos. SPA do São Raimundo. Já recebeu alta.
· LUIZA MARIA DOS SANTOS CRUZ – 74 anos. Faleceu a caminho do hospital. (mãe da vítima Ana Eunice)
VÍTIMAS FATAIS NO LOCAL
TÂNIA MAGALHÃES GOMES – 52 anos
CLEIDE BASTOS ANTELA – 63 anos
Fotos – Tácio Melo