Prefeito dá início ao ano letivo e destaca planejamento para a Educação
05/02/2014 16h06

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, abriu oficialmente, nesta quarta-feira (05), o calendário letivo da rede municipal. A cerimônia foi realizada no Parque do Mindu, zona Centro-Sul, com a presença de gestores, alunos e autoridades. Durante o evento, o prefeito fez a distribuição simbólica dos novos kits escolares que serão utilizados por professores e alunos.
Atualmente, 224.904 estudantes estão matriculados em 506 escolas municipais, aproximadamente, 11 mil a mais que no mesmo período do ano passado, onde foram registradas 213.766 matrículas na rede municipal de ensino. A expectativa é que esse número cresça ainda mais, podendo chegar entre 235 mil a 240 mil alunos, incluindo os que ainda estão sendo matriculados na zona Rural.
Segundo Arthur Neto, o tema deste ano “Cultura de paz e solidariedade: Construindo uma sociedade onde todos têm direito de aprender” reflete a principal meta de seu governo para a Educação, que nenhuma criança fique fora da sala de aula.
“Em 2013, o nosso programa de alimentação diminuiu significativamente a evasão escolar. Também conseguimos avançar na melhoria da infraestrutura das escolas e a ordem agora é cuidar de pedagogia. Este será o ano da grande virada pedagógica. O ano que vamos trabalhar para que em 2015, com reflexos em 2016, conquistemos uma posição bem diferente para Manaus no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, afirmou o prefeito.
Hoje, a prefeitura possui 300 unidades educacionais próprias, 173 funcionando em prédios alugados, além daquelas escolas que funcionam em estruturas cedidas ou conveniadas. O secretário municipal de Educação (Semed), Humberto Michiles, disse que o desafio de continuar diminuindo a quantidade de unidades que funcionam em prédios alugados ganha fôlego com a construção de 70 novas escolas.
“Pretendemos resolver esse problema captando recursos para construir as estruturas necessárias. A boa notícia é que está avançado o processo de liberação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para conseguirmos recursos na ordem de US$ 200 milhões, que serão investidos na construção das novas unidades. Nosso objetivo maior é que em 2015, o ano comece com todas as escolas prontas”, destacou Michiles.
Das 506 escolas municipais prontas para receber os alunos deste ano, apenas 61 não começaram as aulas imediatamente devido a reformas e outras adequações na infraestrutura dos prédios. Dessas, 14 terão o início do ano letivo na próxima semana, nos dias 10 e 11 de fevereiro. Outras dez unidades educacionais começarão as aulas no dia 17 de fevereiro e a data das demais escolas ainda será definida pela Semed.
Participação inédita
Ainda na cerimônia de abertura do ano letivo, alunos da equipe de robótica da Escola Municipal Sônia Maria receberam do prefeito as passagens aéreas para representar a Região Norte na etapa nacional do First Lego League – competição de robótica disputada em todo o mundo. No Brasil, o evento será na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro.
Essa é a primeira vez que alunos de Manaus participam da competição nacionalmente. “Além de aprender a programação do robô, eles tiveram que trabalhar em um projeto científico de prevenção aos desastres naturais. A proposta deles foi usar o próprio espaço físico da escola para informar a população sobre essa questão social relacionada aos desastres naturais”, explicou orgulhoso o diretor da Escola Municipal Sônia Maria, Oswaldo Fernandes.
Além da equipe do Sônia Maria, alunos da Escola Municipal Carlos Gomes também participarão da etapa nacional do First Lego League.
REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Arlesson Sicsú