Prefeito assina Termo de Integração que leva o Samu para seis municípios da Região Metropolitana

Por Prefeitura de Manaus

03/04/2014 15h43

Icone audio

Prefeito assina Termo de Integração que leva o Samu para seis municípios

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o governador do Amazonas, Omar Aziz, assinaram nesta quarta-feira, 03, o Termo de Integração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que levará o serviço de assistência em saúde para seis municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

 

Prefeito assina Termo de Integração que leva o Samu para seis municípios

 

O primeiro passo para transformar o Samu Manaus em Samu Metropolitano, que irá beneficiar mais 300 mil pessoas, além da população da capital amazonense, foi durante a entrega de 45 ambulâncias e 13 ambulanchas, no Porto do São Raimundo, zona Oeste. O investimento do Governo do Estado vai reforçar o atendimento à saúde no interior.

 

Prefeito assina Termo de Integração que leva o Samu para seis municípios

 

“Nós estamos criando uma nova cultura no Amazonas e em Manaus, que incentiva o trabalho conjunto e organizado entre os governos estadual e municipal, visando um único objetivo que é a melhoria dos serviços de saúde prestados à população. Sem entendimento, esse trabalho não seria possível”, declarou Arthur Neto.

 

Com a implantação do Samu Metropolitano, Manaus receberá um repasse de R$ 10 milhões, por ano, do Governo do Estado e o Governo Federal irá dobrar o valor que já é repassado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para ajudar no custeio dos serviços oferecidos pelo Samu.

 

O secretário da Semsa, Evandro Melo, explicou que o Samu Manaus treinou 120 profissionais dos seis municípios da região metropolitana, entre condutores e técnicos de enfermagem, e ficará responsável pela regulação dos atendimentos através da sua Central de Regulação. Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva farão parte do Samu Metropolitano.

 

“Cada um dos seis municípios vai receber, pelo menos, uma ambulância e uma ambulancha para o atendimento à população. O Samu em Manaus ficará responsável por regular as chamadas pelo 192, definindo as melhores opções de atendimento para cada caso”, explicou Melo.

 

Das ambulâncias entregues, 13 serão destinadas para Manaus e realizarão o atendimento inter-hospitalar de pacientes, além de cuidar do transporte das pessoas doentes vindas do interior e que necessitam de locomoção adequada até as unidades de saúde.

 

“Com mais essa parceria, o Samu poderá realizar, por exemplo, o transporte do paciente que foi atendido inicialmente em um SPA, mas que está precisando ser transferido para uma unidade de atendimento de alta complexidade, como o Hospital 28 de Agosto ou o Pronto Socorro João Lúcio”, concluiu Evandro Melo.

 

REPORTAGEM: Alita Falcão (Semcom) e Eurivânia Galúcio (Semsa)

FOTOS: Arlesson Sicsú