Prefeito acompanha obras de revitalização das calçadas do Centro

Por Prefeitura de Manaus

22/03/2014 14h35

Icone audio

obrarevitcalcnt2

 

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhou, na manhã deste sábado, 22, o início dos trabalhos de revitalização das calçadas do Centro que está sendo executado pela Prefeitura após a transferência dos camelôs para as galerias provisórias. As obras estão divididas em duas etapas, uma que fica pronta antes da Copa do Mundo de 2014 e outra que só será entregue no fim do ano.

 

Os operários começaram a retirar as grossas camadas de cimento que, ao longo dos anos, foram colocadas sobre as calçadas originais, construídas com o arenito amazônico, uma pedra avermelhada que também foi utilizada na construção do muro do Teatro Amazonas.

 

“A Semulsp já passou lavando as calçadas, fizemos o serviço de poda das árvores e estamos com uma lista de demandas para serem atendidas aqui. Faremos um bom trabalho para preparar a avenida para a Copa do Mundo, mas depois da Copa, ainda retornaremos para fazer mais, resgatando o pavimento de paralelepípedo, o que não seria problema, porque na Europa há muitas cidades que se orgulham de sua história, mantendo suas ruas de paralelepípedo. Não vai dar para fazer tudo o que a gente quer até a Copa, mas depois iremos fazer de um a um, todos os itens que vão melhorar a Eduardo Ribeiro, inclusive uma iluminação especial, com olho de gato”, comentou o prefeito.

 

Após a transferência dos camelôs, novas intervenções urbanísticas estão sendo feitas na avenida. O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) tem um projeto para a área que inclui a revitalização do calçamento, novo mobiliário urbano, desobstrução das fachadas e até o aterramento da fiação elétrica.

 

De acordo com o diretor-presidente do Implurb, Roberto Moita, o trabalho envolve diversas etapas e será intenso até o fim do ano. “Estamos literalmente limpando as calçadas, retirando todos os obstáculos, incluindo o mobiliário que não está mais sendo usado, como por exemplo, plataformas de lanches e também telefones públicos colocados bem no meio da calçada, que terão que ser remanejados. Já retiramos os ‘gatos’ de eletricidade que alimentavam os camelôs e os lanches e estamos fazendo o conserto de calçadas quebradas e outras irregularidades”, relatou.

 

Ainda segundo o diretor-presidente, está sendo realizado o trabalho de prospecção, que permitirá conhecer como eram as calçadas originais e quais eram os materiais usados nela. “A nossa intenção é deixar tudo do jeito que era. Vamos colocar, ainda, um mobiliário novo padronizado com bancas de flores, bancos, bancas de revistas e pretendemos enterrar toda a fiação para não ter mais postes na frente das fachadas”, explicou Moita.

 

Amor a Manaus

O prefeito pediu mais uma vez o apoio dos proprietários dos imóveis da avenida para que ajudem a prefeitura a embelezar a via, cuidando de suas fachadas. “É preciso que as pessoas colaborem. Se eu morasse aqui, no mínimo eu procuraria pintar a minha fachada, porque estou vendo a prefeitura trabalhar, estou vendo as pessoas mais alegres com essas mudanças e eu acho que é isso que vai acontecer. Vamos estimular as pessoas a também fazerem a sua parte, limpando a sua calçada, pintando a sua fachada e vamos deixar a cidade mais bonita. Precisamos definir logo se nós amamos ou não amamos Manaus. Se amamos, então vamos trabalhar por ela e transformá-la em um brinco que ela é, porque essa é a vocação dela. Ela era linda e ela vai ficar linda”, disse.

 

Texto: Ademar Vieira

Fotos: José Gracy