Parque Nascentes do Mindu recebe ação socioambiental de multinacional japonesa

Por Prefeitura de Manaus

19/09/2015 14h10

Icone audio

acaosocambmultjap (2)

 

O Parque Municipal Nascentes do Mindu, administrado pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), recebeu na manhã deste sábado, 19, uma ação socioambiental de preservação realizada pela empresa Keihin Tecnologia do Brasil, multinacional japonesa fabricante de peças de motocicletas, presente em 14 países. A ação contou com a participação de mais de 120 colaboradores da sede da empresa em Manaus, que realizaram a coleta de 250 sacos de 40 litros cada contendo resíduos encontrados no entorno do parque, além de um trabalho de sensibilização junto aos moradores  sobre a destinação correta do lixo.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, destacou a importância do exemplo dado pela Keihin para as demais empresas da cidade, especialmente do Pólo Industrial de Manaus, ao desenvolverem atividades socioambientais com seus colaboradores em unidades de conservação municipais.

 

“Nosso maior interesse é o de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam e valorizem as áreas protegidas da cidade. Com esta ação, esperamos que outras empresas também demonstrem interesse em trazer seus funcionários e colaboradores para esta e outras unidades de conservação da Prefeitura de Manaus para ações educativas e de sensibilização”, afirmou.

 

O diretor-presidente da Keihin, Hideki Oba San, agradeceu a parceria com a Semmas e a presença dos colaboradores, enaltecendo a importância da preservação dos recursos naturais e da conservação do Parque Nascentes do Mindu, fundamental para a manutenção de um dos mais importantes cursos d’água da cidade.

 

O Parque Nascentes do Mindu fica situado no bairro Cidade de Deus, fazendo fronteira com as comunidades Areal do Mindu e Santa Bárbara. A área do entorno é considerada como de alta vulnerabilidade social e exerce pressão sobre o parque, que abriga as três nascentes do Igarapé do Mindu, o maior da cidade, com 22 quilômetros de extensão.  Por esta razão, uma das prioridades estabelecidas pela Semmas é a da integração parque/comunidade. “Esse tipo de ação reforça a ideia de que todos nós somos multiplicadores da mensagem da conservação tanto aqui como no nosso dia a dia em casa e no trabalho”, afirmou a subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aldenira Queiroz.

 

Na última sexta-feira, a Divisão de Educação Ambiental da Semmas promoveu uma sessão de cinema ambiental com as crianças das comunidades no Parque Nascentes do Mindu para convidá-las a participar das atividades lúdicas e educativas deste sábado. A criançada atendeu ao convite e compareceu em peso ao parque pela manhã, participando de diversas atividades, entre as quais os exercícios físicos do Projeto Educação Ambiental em Movimento, da Divisão de Educação Ambiental da Semmas.

 

“O objetivo do projeto é proporcionar a integração da comunidade com as áreas protegidas, fazendo com que as áreas se tornem espaços de práticas saudáveis de atividades físicas orientadas, melhorando a qualidade de vida dos moradores”, afirmou o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Raimundo Araújo.