Parceria da Semed com Instituto Telefônica oferece formação continuada a educadores

Por Prefeitura de Manaus

08/06/2016 12h31

Icone audio

parceriainstel (2)

 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Telefônica Vivo firmaram parceria para que os educadores da rede municipal tenham acesso aos cursos online oferecidos pelo portal Escolas Conectadas (www.escolasconectadas.org.br). As formações são voltadas para o aprimoramento dos profissionais do magistério e trabalham com temas atuais, tanto para a educação urbana quanto rural.

 

A aula inaugural foi realizada nesta quarta-feira, 8, na seda da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), quando 30 educadores puderam conhecer a plataforma do projeto e aprender como podem utilizar o aprendizado na prática de sala de aula.

 

A representante da Fundação Telefônica Vivo em Manaus, Aline Almeida, explicou que os cursos são gratuitos e flexíveis permitindo que os educadores assistam as aulas nos horários em que puder. Ao final de cada formação, será expedido um certificado concedido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. De acordo com Aline, a proposta do Instituto é contribuir com a qualificação da educação no país.

 

“É uma formação online para os educadores, mas qualquer funcionário da escola pode se inscrever no portal e realizar os cursos”, explicou Aline. Ela explicou ainda que no portal existem vários cursos, tanto os monitorados quanto os livres e sobre diversos temas, que ajudam o professor no dia a dia, em sua prática na sala de aula. “A fundação entende que instituições e escola, juntas, podem transformar, mudar, podem melhorar a educação no nosso país”, defendeu.

 

Para o professor de Língua Portuguesa Leandro Lopes, da Escola Municipal Antísthenes Pinto, no bairro Alfredo Nascimento, zona Leste, o mais interessante da plataforma é, além dos cursos oferecidos, a flexibilidade que permite que o professor se planeje para assistir as aulas no horário que lhe for mais conveniente. “Essa flexibilidade de horários facilita para que possamos ter acesso a essa qualificação, porque tempo não será obstáculo para desistência e desmotivação”, observou.

 

Aula inaugural

Durante a apresentação do Portal Escolas Conectadas, os educadores tiveram uma mostra do que podem encontrar na plataforma. Eles tiveram uma aula do Stop Motion, técnica de animação em fotos, que pode ser utilizada para estimular a criatividade e atenção dos estudantes.

 

A professora da Creche Eliana de Freitas, Críssia Passos, participou da aula e disse que o conteúdo visto pode tranquilamente ser adaptado para as necessidades de sua classe. “Eu vejo que posso adaptar para os meus alunos. A gente vê que eles têm interesse por informática, é só deixar um celular por perto que eles já querem mexer. Então, nada como buscar a tecnologia como aliada para o melhor desenvolvimento da criança”, afirmou.

 

Expansão

De acordo com Aline Almeida, a Fundação Telefônica Vivo começou a oferecer cursos online em 2013 e, neste ano, está focando na adesão de professores da região norte. “Desde 2013, a fundação oferece formação online para os professores. Neste ano, estamos trazendo e divulgando para a região norte. Nosso foco é 11 mil novos acessos”, afirmou.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054