Ouvidoria pede informações sobre fluxo de ônibus a SMTU

Por Prefeitura de Manaus

17/04/2013 13h49

Icone audio

O ouvidor municipal, Alessandro Cohen, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 17, com o diretor de Transportes Urbanos da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Waldir Frazão, para verificar a quantidade de ônibus destinados a cada bairro, assim como o número de viagens e a frequência de cada veículo. O encontro foi motivado pelas várias reclamações que a Ouvidoria vem recebendo de usuários de transporte coletivo em relação à demora entre um veículo e outro. “Precisamos entender como funciona o sistema para detectarmos as possíveis falhas e solicitar soluções”, explicou Cohen.

Além da verificação da frota existente, o ouvidor encaminhou  solicitação das comunidades América do Sul, Santa Marta, São Luiz e Rio Piorini, integrantes do bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, que pedem a implantação de uma nova linha de ônibus que faça o percurso até o Centro. Pela zona Leste, o pedido veio da comunidade Grande Vitória, que pede mais veículos na frota que serve a região. Atualmente, os moradores dessa área são atendidos pelas linhas 621 (com sete veículos) e 094 (11 carros). Esta última, uma linha alimentadora, pois faz o trajeto da comunidade até o terminal de integração. Em ambos os casos, o diretor da SMTU destacou que vai solicitar estudos da sua equipe técnica e retornar uma resposta à Ouvidoria num prazo de 30 dias.

Segundo o ouvidor,  a reunião foi produtiva à medida que foi demonstrado o dimensionamento da frota, com informações sobre horários, número de passageiros, demanda dos terminais de integração etc, incluindo o acompanhamento por GPS (sigla em inglês de Global Positioning System, o sistema de posicionamento global) em cada veículo. Foi esclarecido, também, que algumas linhas que apresentavam problemas de fluxo e que agora estão voltando à normalidade assim procediam devido a problemas de infraestrutura na rota. “Mas com o serviço de recuperação das vias, os ônibus estão voltando a trafegar normalmente”, esclareceu Frazão.

Reportagem: Marcia Claudia Senna