Ouvidoria lidera o ranking de serviços entre as cidade sedes

Por Prefeitura de Manaus

03/06/2013 15h32

Icone audio

A Ouvidoria Geral do Município de Manaus é a primeira no ranking das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa 2014 na prestação de serviços ao cidadão, ficando à frente de Belo Horizonte e Curitiba. O dado foi apresentado pelo Instituto Ethos durante o 1º Encontro de Ouvidorias das Cidades-Sede/Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, realizado em Salvador-BA, na semana passada, e que contou com a participação do ouvidor geral de Manaus, Alessandro Cohen.

“O resultado é reflexo do trabalho de equipe, além de inserção e melhoria das ferramentas utilizadas. E ainda não estamos como gostaríamos de estar”, destaca o ouvidor. O Encontro promoveu o debate sobre o papel das ouvidorias nos megaeventos esportivos em decorrência do aumento da demanda dos serviços públicos para atender as necessidades dos cidadãos.

A mesma pesquisa revelou que Manaus precisa melhorar no quesito sobre informações da Copa 2014. O ouvidor Alessandro Cohen informou que vai repassar os dados relativos a este ponto aos setores envolvidos no tema, a fim de contribuir para sanar possíveis lacunas. Uma dos pontos que está praticamente acertado é a criação de um portal na internet para a divulgação específica sobre temas relacionados à Copa. A meta é colocar o site no ar até o final deste mês.

“Vamos correr para melhorar o acesso às ferramentas de gestão em relação às demandas da Copa do Mundo”, disse Cohen, acrescentando que a medida atende à decisão tomada no Encontro de Ouvidorias, que definiu que os órgãos de cada Estado deveriam trabalhar de forma integrada, otimizando a defesa dos direitos dos torcedores e cidadãos.

Além das definições pontuais de cada ouvidoria, o Encontro definiu como prioridade, em sua Carta de Salvador, que o Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol interceda junto à Fifa para que esta designe, imediatamente, o Ouvidor da competição da Copa das Confederações 2013, assim como o Ouvidor da Copa do Mundo  FIFA  Brasil 2014, cumprindo o que determina o art. 6º da Lei 10.671/2003, o Estatuto do Torcedor, “assegurando,  assim, a efetividade dos princípios norteadores da democracia, transparência e da publicidade  na organização dos eventos esportivos”, diz um trecho da Carta.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, responsável pela pesquisa apresentada em Salvador, é uma associação sem fins lucrativos, destinada a mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Além de Manaus, são cidades-sede da copa Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Reportagem: Marcia Claudia Senna/Ouvidoria