Ouvidoria de Manaus auxilia Carauari na instalação de órgão no município

Por Prefeitura de Manaus

02/04/2013 14h53

Icone audio

O canal de comunicação reaberto pelo prefeito Arthur Virgílio Neto com a reativação da Ouvidoria já ultrapassou os limites do município. Nesta terça-feira, 2, o ouvidor Alessandro Cohen recebeu a visita do prefeito de Carauari, Francisco Costa (PSB), e do representante do município em Manaus, Paulo Pinheiro, para debater sobre os procedimentos de instalação de uma ouvidoria. A intenção de Francisco Costa é instalar o órgão na estrutura administrativa de Carauari ainda neste semestre, ampliando e aproximando o acesso do cidadão ao Executivo municipal.

“Além dos informes técnicos, destacamos os ganhos que o Poder obtém ao possibilitar essa proximidade da população, que muito auxilia na identificação dos problemas da cidade”, destacou Alessandro Cohen.

Reeleito por mais quatro ano, o prefeito de Carauari, Francisco Costa, destaca que várias obras estão acontecendo no município. Entre elas, a construção de mais duas estradas (a do Gavião e a do Riozinho) que facilitarão o escoamento da produção dos agricultores. Também já foi iniciada a construção de uma escola de tempo integral na cidade, com capacidade para 840 alunos, além de já ter sido entregue uma creche e iniciado a construção de uma segunda, auxiliando os pais na rotina do trabalho diário.

“Essa expansão nos mostrou que precisávamos aproximar ainda mais a população da administração e a criação de uma ouvidoria vai cumprir esse papel”, destacou Costa.

Comunitários

Em outra audiência, o tratamento com as reivindicações dos cidadãos ultrapassou a praxe do registro oficial. Dois representantes comunitários da zona Centro-Oeste (Conselhão Comunitário e Associação dos Moradores da Comunidade de Santa Bárbara/Redenção) foram recebidos pelo ouvidor e reforçaram o pedido de interferência do órgão em problemas relacionados com a estrutura física que compõem o sistema de transporte coletivo. Pedidos de reformas de terminais, instalação de placas de sinalização e operação tapa-buraco em algumas vias foram algumas das solicitações.

“Acreditamos nessa abertura de diálogo para a solução de problemas”, destacou o presidente do Conselhão Comunitário, Luís Carlos de Magalhães. “O fato de os órgãos municipais atuarem em conjunto é um facilitador para uma resposta aos anseios da sociedade”, reforçou o presidente da Associação de Santa Bárbara, Mário José Henrique de Souza.

Os líderes comunitários Luís Magalhães e Mário Souza representam duas áreas que, juntas, somam oito linhas de ônibus (mais de 40 veículos, incluindo os tipo Executivo). O estado e a frequência dos carros são considerados satisfatórios, entretanto, eles solicitaram reparação em terminais, construção de abrigos e ruas, além de instalação de placas sinalizadoras em alguns locais. “Não apenas o cidadão, mas as representações de uma comunidade têm mais um canal para expor as dificuldades nos bairros. O intuito é colaborar com a Prefeitura para a solução de problemas que afligem a todos”, disseram.

Reportagem: Márcia Claudia Senna / Semcom