Ouvidoria acompanha moradores da zona Norte em reunião sobre transporte coletivo

Por Prefeitura de Manaus

25/04/2013 16h02

Icone audio

Os 22 veículos que compõem a frota de ônibus que serve as comunidades do bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, são suficientes para atender a demanda na região. Entretanto, a falha operacional da empresa responsável pelos veículos está causando transtornos aos moradores, que ficam esperando um longo tempo nas paradas em determinados horários do dia.

A constatação foi o resultado da reunião entre líderes comunitários do bairro, representantes da empresa prestadora do serviço e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), realizada na manhã desta quinta-feira, 25, provocada pela Ouvidoria Geral do Município (OGM), respondendo às reivindicações da comunidade em relação à prestação do serviço na área.

“O relatório que a SMTU vai disponibilizar aos moradores para que estes acompanhem melhor o serviço prestado pela empresa também será enviado para nós, que vamos anexá-lo ao processo que abrimos e checar se as mudanças que a empresa está se propondo a fazer estão realmente acontecendo”, explicou o representante da OGM na reunião, Renato Oliveira.

Para o diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Waldir Frazão, de posse do relatório os moradores terão um elemento a mais para identificar as falhas no serviço e comunicar, imediatamente, à SMTU, para que o órgão possa deslocar fiscais para a área e penalizar a empresa, se a falha for constatada.

“A cooperação da comunidade é fundamental para resolvermos esse problema, além da própria disposição da empresa”, disse Frazão. Os dois representantes da empresa Rondônia Integração, que opera três linhas no local, se comprometeram a levar as reclamações à direção da empresa e buscar soluções.

A reunião desta quinta-feira é um desdobramento de uma anterior entre o ouvidor Alessandro Cohen e o diretor Waldir Frazão, realizada no último dia 17, quando o ouvidor foi conhecer a realidade técnica dos veículos que servem as comunidades da Colônia Terra Nova, assim como repassar as reivindicações dos moradores. Agora, a Ouvidoria conseguiu promover encontro entre todos os segmentos envolvidos na busca de soluções.

A diretoria de Transportes Urbanos mostrou aos líderes comunitários o acompanhamento que realiza do sistema por meio de GPS (sigla em inglês de Global Positioning System, o sistema de posicionamento global) em cada veículo. O recurso confirmou a reclamação dos moradores, pois revelou que algumas viagens nas linhas 055, 455 e 458 deixaram de ser feitas, aumentando o tempo de espera nas paradas.

Cobrados, os representante das empresas se comprometeram a solucionar o problema, trabalhando, principalmente, na conscientização dos motoristas em saírem dos terminais nos horários determinados. Pediram, entretanto, que algumas vias sejam recuperadas a fim de permitir o tráfego normal dos veículos. “Vamos enviar ofício à Secretaria Municipal de Infraestrutura reforçando a urgência de ações em algumas ruas, principalmente nas que recebem fluxo de ônibus”, adiantou Renato Oliveira, da OGM.

Com as medidas anunciadas pelos órgãos da Prefeitura e pelo compromisso assumido pelos representantes da empresa Rondônia Integração, a presidente da Associação dos Moradores da Comunidade de Santa Marta, Nazira Pereira de Medeiros, considerou a reunião proveitosa e garantiu que a comunidade vai continuar cooperando com o poder público na busca de soluções para o transporte coletivo, especificamente as linhas que servem a região.

“A Prefeitura nos deu atenção e sentimos a vontade dos órgãos em resolver o problema. Com o relatório que vamos receber da SMTU, será possível mostrar aos profissionais da empresa que não quiserem trabalhar direito que eles estão errados e que a comunidade vai cobrar”. Além de Nazira, também participaram da reunião o presidente da Associação dos Moradores do Parque Canaã/Celebridade), Paulo Roberto Freire, e o vice-presidente da Associação dos Moradores da Comunidade América do Sul, Luiz Carlos da Silva Salgado.

As comunidades da Colônia Terra Nova são atendidas por três linhas: a 055 (que funciona como alimentadora de linha, pois vai somente até o Terminal 3, na Cidade Nova); a 455 (que passa pelo Terminal 1, na av. Constantino Nery) e a 458, que passa pelo bairro da Cachoeirinha. As linhas somam 22 veículos, incluindo dois carros que saem do Terminal 3, dando apoio à linha 458.

Texto: Marcia Claudia Senna