Os cem dias do Centro na gestão Arthur
12/04/2013 8h48

A Secretaria Municipal Extraordinária para Requalificação do Centro (SEMEX) realizou nos cem primeiros dias da gestão do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), em parceira com outras secretarias, uma série de ações voltada para o reordenamento da área, ao mesmo tempo em que elaborou projetos que começarão a ser executados ainda nesse semestre.
Após reuniões com lideranças de camelôs e empresários, a Semex iniciou campanha de combate a veículos usados como pontos de vendas de produtos e alimentação, em vagas de estacionamento rotativo do Centro. Inicialmente, a ação se deu em caráter educativo e depois punitivo, com notificações, multas e apreensão dos veículos e dos produtos.
A pasta contou com a parceria da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) e os institutos municipais de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e o de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).
Ainda em fevereiro, a Secretaria do Centro iniciou o novo censo dos camelôs que atuam na região central, com vistas à busca de soluções para o problema da ocupação de ruas e calçadas. O trabalho, de acordo com o titular da pasta, engenheiro Rafael Assayag, está em fase de finalização.
O recenseamento está sendo realizado com 60 acadêmicos, beneficiados pelo programa Bolsa Universidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Patrimônio Histórico
Com relação ao patrimônio histórico, a Secretaria do Centro atuou, nesses cem dias, diretamente na articulação da reabertura das obras de restauro do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, que foram retomadas no dia 28 de fevereiro, na finalização do restauro do Paço da Liberdade e na desocupação do entorno do Relógio Municipal.
No Mercadão, a Semex trabalhou em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e a Fundação Municipal de Culturas e Artes (Manauscult). Semanalmente, técnicos da Semex realizam a fiscalização do andamento dos trabalhos no canteiro de obras da construtora Biapó, que conta hoje com quase cem operários e tem como meta para esse semestre alcançar a marca de 200 trabalhadores. A inauguração do Mercado Municipal está agenda para o dia 24 de outubro.
A Semex realizou ainda nesse período a desocupação e limpeza do entorno do Relógio Municipal, que se encontrava subtraído por bancas de alimentação. Em parceria com a Sempab e a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), foram retiradas o total de seis bancas de alimentação que encobriam com suas cordas e lonas a beleza arquitetônica do monumento inaugurado no final dos anos 1920.