Orquidário do Parque do Mindu reúne 80 espécies de diferentes famílias
09/12/2015 17h53

O Orquidário do Parque Municipal do Mindu reúne atualmente 80 orquídeas de diferentes famílias, em exposição para visitantes interessados em conhecer e contemplar a beleza das espécies. A catalogação é realizada desde o ano passado pela Prefeitura de Manaus, por meio do trabalho de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a partir da revitalização das estruturas físicas do Parque do Mindu.
De acordo com o gestor do Parque, José Feitoza, o orquidário traz para a sociedade a oportunidade de conferir uma amostra de espécies raras e muito valorizadas, principalmente entre colecionadores, por serem orquídeas amazônicas. “Nosso acervo será o único da cidade a permitir o acesso livre e gratuito à população para conhecimento desta espécie tão importante” , explicou.
O orquidário do Parque do Mindu é uma grande oportunidade para conhecermos as orquídeas na cidade de Manaus. A preservação é o objetivo do trabalho de reestruturação do orquidário e incluirá a identificação das espécies, com informações sobre cada uma, arquivo fotográfico e banco de dados.
Das mais de trinta mil espécies de orquídeas existentes no mundo, quase três mil estão no Brasil, onde os climas tropicais e subtropicais favorecem a polinização. Todas as transformações vegetais abrigam algumas espécies de orquídea. Sua beleza destaca-se em meio à exuberância da Mata Atlântica, na floresta Amazônica ou nos campos rupestres e cerrados do Brasil Central.
Fotos: Arlesson Sicsú
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684 / 98842-1243