Operação de limpeza atinge cemitérios da zona rural
22/10/2015 13h56

A operação de limpeza dos cemitérios de Manaus para o Dia de Finados, 2 de novembro, segue em ritmo de mutirão. Esta semana, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) passou pelos quatro cemitérios rurais, com equipes de capinação e varrição. Já os seis cemitérios urbanos estão recebendo serviços desde o mês passado.
Nesta quinta-feira, 22, mais de 150 funcionários trabalham a limpeza dos locais, com serviços de varrição, raspagem, capinação, jardinagem, corte e poda de árvores. Os cemitérios São João Batista (na avenida Álvaro Maia), Nossa Senhora Piedade (Novo Israel), Santa Helena (São Raimundo) e Santo Alberto (Colônia Antônio Aleixo) já receberam mutirão de limpeza nas últimas semanas. “Nossa prioridade é realizar a limpeza e fazer a manutenção dos locais até o Dia de Finados. Estamos trabalhando em ritmo de mutirão, com ênfase na jardinagem e preparação das estruturas físicas para receber bem a população”, pontuou o Subsecretario Operacional da Semulsp, José Rebouças.
Por ser o maior cemitério da cidade, o Nossa Senhora Aparecida continua recebendo equipes para trabalhar no gramado e jardinagem. Nesta quinta-feira, 80 funcionários da limpeza trabalham no local. Outra equipe de 55 homens está na reta final da limpeza no cemitério São Francisco, Morro da Liberdade, zona Sul.
Cuidados especiais
O trabalho de limpeza da Semulsp nos cemitérios busca intensificar, principalmente, os serviços de capinação e jardinagem. A ideia é aproveitar o tempo sem chuvas para avançar neste trabalho e assegurar que a grama esteja aparada no Dia dos Finados. “Devemos redobrar os cuidados nesse dia de grande circulação de pessoas e intenso uso de velas. Sabemos que o mato seco pode representar perigo diante do uso dessas velas, então, estamos reforçando o serviço de capinação”, explicou Paulo Farias, secretário municipal de Limpeza Urbana.
A expectativa da Semulsp é que no Dia dos Finados os cemitérios registrem movimentação média de 500 mil pessoas nos seis cemitérios urbanos.
Outras atividades
Além dos cemitérios de Manaus, a Semulsp coordena atividades de capinação, jardinagem, corte e poda de plantas e varrição em diversas ruas, avenidas, praças e bairros.
Nesta quinta-feira, 22, mais de 500 funcionários se dividem nas atividades essenciais de limpeza. A Ponta Negra, zona Oeste, por exemplo, recebe atividades de capinação, jardinagem e varrição.
Equipes de capinação e jardinagem trabalham também na Avenida Itaúba (zona Leste), Estrada do Turismo, Avenida Jornalista Umberto Calderaro, Rua Salvador, Rua Terezina e Rua Pará. Os bairros Jorge Teixeira e São Jorge recebem máquinas para a remoção de resíduos do mutirão de limpeza.
Foto: Arlesson Sicsú
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): 92 3216-8014