Operação Centro Seguro leva ações de ordem para a rua Lobo D’Almada, no Centro
12/09/2015 19h12

Mais de 200 pessoas atuaram na noite desta sexta-feira, 11, na 10ª edição da Operação Centro Seguro, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch)/Casa Civil, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), e com o apoio de secretarias/órgãos parceiros. A área delimitada para a ação foi a Rua Lobo D’Almada, entre a Av. Sete de Setembro e Rua José Clemente, onde funcionam mais de 18 estabelecimentos comerciais, entre bares, casas de shows e lanches. Todos foram visitados.
A operação teve como foco a redução da criminalidade; repressão ao tráfico de drogas; fiscalização de instalações prediais e licenças de funcionamento; além da checagem do preparo, distribuição e comercialização de alimentos. Houve a fiscalização sanitária, à poluição sonora, repressão à exploração de menores, além de abordagens de trânsito e de pessoas.
“Essa é a 10ª operação Centro Seguro e sem essa parceria entre estado e município nós não teríamos êxito. Nós observamos nesse período que os estabelecimentos vão se adequando e se regularizando. Quem não se adéqua é fechado. Com isso, vamos eliminando alguns pontos críticos de criminalidade no Centro e instalando maior sensação de segurança para a população”, explicou o subsecretário municipal do Centro Histórico, Glauco Francesco.
As principais ocorrências detectadas durante a operação foram: furto de energia elétrica, falta de licença para funcionamento, poluição sonora, falta de habite-se e de higiene em estabelecimentos. Entre os espaços lacrados, estão: boate Dama da Noite por falta de documentação; Edson Bar e Hotel, por falta de higiene e documentação; Hotel Bahamas e Bar e Lanchonete Delícias do Sabor, por falta de licença da Visa Manaus e o Hotel Milenium 2, também por falta de documentação.
Um homem foi detido por desacato e um estudante teve a carteira de habilitação apreendida. Visivelmente alcoolizado, ele foi submetido ao teste do bafômetro e multado por embriaguês ao volante. Vai pagar multa de R$1.925,754.
Durante a operação, duas denúncias levaram os fiscais a uma casa rosa, ao lado da boate Rêmulo’s. No local foi constatado que a proprietária explorava o imóvel como motel, sem licença para a atividade. Na rua José Clemente, o hotel Xavante também foi vistoriado e notificado pela Visa Manaus. Sete colchões impróprios para uso foram apreendidos no local e levados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para descarte.
O Bar Caldeira foi notificado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) por poluição sonora, com som acima de 84 decibéis. Também foi notificado por furto de energia elétrica e o proprietário orientado a retirar as mesas e cadeiras que interditavam a via pública. Na boate Rêmulo’s, duas notificações: o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) detectou falta de habite-se e o Corpo de Bombeiros identificou uma saída de emergência fora das especificações.
“O Centro é uma parte fundamental pra história da nossa cidade, então essas ações de choque, de ordem, contarão sempre com o apoio total da Secretaria de Segurança. Nós não queremos atrapalhar o lazer do cidadão. Pelo contrário, queremos colocar ordem nisso para que eles possam aproveitar melhor, com segurança, para que a criminalidade diminua e a gente possa ter um centro revitalizado”, declarou o secretário estadual de Segurança Pública, Sérgio Fontes.
O resumo completo da Operação Centro Seguro será apresentado na segunda-feira, 14, em coletiva, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Parceiros na ação
Além da Subsemch, SSP, Visa Manaus, Semmas, Implurb e Semulsp, também participaram da ação a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Casa Militar, Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), Ouvidoria, Conselho Tutelar, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), NET, Manaus Ambiental, Amazonas Energia e Corpo de Bombeiros.
FOTOS: MARINHO RAMOS