Oficina de Empreendedorismo marca o começo das atividades do Projeto de Qualificação da Mulher Manauara

Por Prefeitura de Manaus

05/11/2015 14h05

Icone audio

oficinaqualifica (2)

 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), realizou na tarde desta quarta-feira, 4, a oficina “Gênero e Empreendedorismo”, dando início ao Projeto de Qualificação da Mulher Manauara, que visa desenvolver ações que viabilizem a inserção participativa das mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social nas políticas de valorização da gestão econômica e da renda familiar.

 

“O objetivo da oficina de hoje foi ensinar como essas mulheres vão aplicar o que aprenderão nos cursos e para entender o que é ser empreendedora, resgatando-as para serem protagonista da sua própria história. Muitas vêm com a autoestima baixa porque já tiveram seus direitos violados ou já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar”, destacou a diretora do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), Mirela Lauschner.

 

A meta é capacitar e qualificar 750 mulheres até janeiro de 2016, por meio de oficinas, cursos e feiras, encaminhando-as ao mercado de trabalho. Serão oferecidos cursos de artesanato, culinária, corte e costura, informática, cuidador de idoso e recepção em meios de hospedagem, proporcionando as ferramentas para que essas mulheres conquistem a independência financeira ou consigam ser inseridas no mercado de trabalho.

 

Para a dona de casa Fabíola Gomes, 42, a qualificação é um desafio de grande importância que vai fazer a diferença na área financeira. “Vai mudar muita coisa, principalmente na renda. Vai me ajudar muito. É um desafio, mas vou fazer o curso e vou me capacitar porque eu quero ser uma grande empreendedora”, afirmou Fabíola.

 

A secretária da Semmasdh, Goreth Garcia Ribeiro, encorajou e incentivou as mulheres a não desistirem de conquistar a independência financeira. “Em qualquer idade e momento da vida, deve haver a vontade de crescer e de se dar autonomia. Se não sonharmos, não vamos conseguir conquistar nossos objetivos. Sintam-se amparadas para se recompor e adquirir a independência financeira. Nós podemos construir nossa histórias e isso se consegue sonhando e lutando pela realização desse sonho”, declarou.

 

Os cursos começam nesta sexta-feira, 6, e serão ministrados por professores do Centro Nacional de Qualificação Profissional (CNQP), três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira), das 9h às 12h e de 14h às 17h. Mulheres que estejam interessadas em participar dos cursos devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa.

 

Reportagem: Graciete Araújo

Fotos: Diego Caja