Ocupantes irregulares são retirados pela segunda vez de área de preservação permanente (APP)

Por Prefeitura de Manaus

23/08/2013 17h16

Icone audio

Integrantes de uma ocupação irregular foram retirados novamente nesta sexta-feira, 23, de uma área de preservação permanente (APP), situada às margens da Avenida Grande Circular, nas proximidades do bairro Armando Mendes, zona Leste. A retirada foi a segunda feita esta semana, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil do Município e Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil.

A primeira retirada ocorreu na última quarta-feira, 21, quando fiscais da Semmas e da Defesa Civil do Município agiram em parceria com o Batalhão Ambiental e Força Tática da Policia Militar, na demolição de aproximadamente 30 armações de barracos na área, que fica ao lado de um terreno adquirido pela Prefeitura de Manaus para a construção de uma creche municipal.

Menos de 24 horas depois da primeira retirada, os ocupantes já haviam reconstruído os barracos e voltado a demarcar e identificar os lotes com os nomes de futuros ocupantes. Os policiais da Dema, desta vez, coletaram informações e imagens para dar início a uma investigação sobre supostas lideranças que estariam atuando no local.

Uma retroescavadeira e um caminhão caçamba, da Seminf, se encarregaram de recolher os entulhos resultantes da demolição para evitar que sejam reutilizados pelos invasores. A Defesa Civil do Município voltou a fazer o alerta sobre a APP ocupada, que fica às margens de um afluente do Igarapé do 40 e apresenta riscos iminentes de desmoronamento e alagações.

Júlio Pedrosa
Ascom-Semmas
8218-6660 e 8842-1243