Ocas do Conhecimento levam educação ambiental à população

Por Prefeitura de Manaus

25/04/2014 12h02

Icone audio

Ocas do Conhecimento levam educação ambiental à população

 

Cursos, visitas e distribuição de mudas estão entre as atividades desenvolvidas pelas Ocas do Conhecimento, administradas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. As Ocas são espaços informais de educação construídos por infratores ambientais por determinação da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

 

Atualmente, há três Ocas do Conhecimento: uma na comunidade Cidade do Leste, no bairro Grande Vitória, construída em 2005; outra no Nova Cidade, na zona Norte, construída em 2006; e a terceira está localizada na comunidade Bela Vista, no bairro Puraquequara, zona Leste, construída em 2013. Outra Oca na zona Oeste está em construção e deve ser repassa à Semed em 2015.

 

As ações realizadas nos espaços fazem parte de um plano de ação voltado para a comunidade que mora nas proximidades das Ocas, explica a coordenadora geral do projeto, Gina Rego Gama. “Este ano, realizamos cursos de produção de mudas com 90 participantes, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Em conjunto com o Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), foi realizada a Trilha Verde, no qual 32 comunitários das proximidades da Oca do Nova Cidade foram levados para o bosque para visitas direcionadas, nas quais os educadores ambientais repassaram informações sobre a importância de preservar o meio ambiente”.

 

Outra ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Por semestre, 500 mudas de espécies frutíferas são doadas aos comunitários. “Além do fruto, quando as árvores crescerem, haverá sombra para ajudar a amenizar o calor”, comenta Gina.

 

Em breve, as Ocas abrirão inscrições para cursos de técnicas de preparo da terra e artesão em embalagem, em parceria com o Cetam. No segundo semestre, será realizado o Cineciência, uma parceria com o Bosque da Ciência para oferecer filmes que abordam temáticas como enchentes, queimadas e melhor condicionamento e reaproveitamento dos resíduos sólidos.

 

Determinação

Gina lembra que as Ocas começaram a ser construídas por determinação da Vemaqa em 2005. “A Justiça determina que os infratores ambientais construam espaços denominados Ocas do Conhecimento no bairro onde eles cometeram as infrações. Após a construção, a Vara repassa a administração dos espaços para a Semed que, por sua vez, disponibiliza professores e pedagogos para desenvolver atividades socioambientais”, diz.

 

Este ano, a Semed criou a Coordenadoria das Ocas do Conhecimento para sistematizar os trabalhos desses espaços não formais de educação, que se encontravam dispersos e sem visibilidade. A coordenadoria atua nas áreas jurídicas, pedagógicas e estruturais das Ocas.

 

Texto: Cleidimar Pedroso

Fotos: Rodemarques Abreu e Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92  3632-2054 / 8842-1188